23 de julho de 2008

Ibama deve conceder licença prévia a Angra 3 nesta quarta, diz Minc


O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) disse nesta terça-feira que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) deverá conceder amanhã a licença prévia para a usina nuclear de Angra 3. De acordo com o ministro, o órgão, porém, fará "exigências brutais".

"Nosso papel é dar a licença prévia. Essa licença sai amanhã, com exigência brutais", disse Minc ao chegar para a reunião do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética), em Brasília.
Entre elas, o ministério vai exigir que a empresa resolva definitivamente a questão da destinação do lixo nuclear produzido na usina, contrate uma empresa independente para o monitoramento da radiação, resolva os problemas de saneamento básico da cidade de Angra dos Reis e Parati (ambas no Rio) e adote o Parque Nacional da Serra da Bocaina (nos Estados do Rio e de São Paulo).

Antes do início das obras, o Ibama terá de conceder a licença de instalação. De acordo com o ministro, o prazo para a concessão da licença dependerá da entrega da documentação pela Eletronuclear, responsável pela construção da usina.

Fonte: Folha Online