Hoje é 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. É o marco de nossa luta. Um dia para fazer o balanço das conquistas e refletir sobre o muito que ainda há por fazer.
Quero agradecer aos homens e mulheres que nos acompanham na luta pela consolidação da Lei Maria da Penha, desde a aprovação da legislação propriamente dita até os seus desdobramentos, do Juizado da Mulher a Casa Abrigo.
Obrigado aos que, seja de que gênero for, nos ajudaram no fortalecimento da estrutura de atendimento infantil do hospital Francisca Mendes, que certamente trará muito mais tranqüilidade às mães, em relação ao uso de modernos recursos da Medicina para salvar nossos doentes recém-nascidos.
Vamos arregaçar as mangas para espalhar os benefícios do Banco de Leite da maternidade Ana Braga, o único do Amazonas, implantando outros na capital, atingindo finalmente o interior.
Leite materno é vida. Não deixo de repetir que se trata do alimento mais completo, feito sob medida pela natureza, direto da mãe para o seu bebê, capaz de fortalecê-lo pela vida inteira.
Quero deixar uma mensagem especial às companheiras que me acompanham no interior amazonense. Vê-las dedicadas, construindo famílias, buscando a educação dos filhos, auxiliando os companheiros, guardando a floresta e vivendo em harmonia com a natureza é um prêmio pelo dia a dia de luta me sua defesa.
Toda terça-feira, saio de casa em Manaus antes do sol nascer para pegar um avião e chegar a Brasília no fim da manhã, indo direto para o plenário da Câmara Federal. Concentro-me ao máximo no trabalho, dou o máximo de mim nas causas que defendo – questão ambiental, defesa do Pólo Industrial de Manaus (PIM), causa da mulher – e fico à espera do fim de semana para rever os filhos. Sei bem, portanto, o que é ser trabalhadora e mãe.
Entendo a mulher que viaja de ônibus e sofro com o que vejo. Sei que todas gostariam de trocar o tempo nos ônibus superlotados, com assédio sexual e brutalidade de todos os lados, por uma viagem mais tranquila e rápida. É possível reverter essa situação. Se outras cidades conseguiram, vamos lutar e conseguir também.
Mulher amazonense, minha querida amiga guerreira, parabéns pelo teu dia.
Artigo publicado no jornal Diário do Amazonas