2 de dezembro de 2011

Eletrobras Amazonas Energia inaugura Subestação no Distrito Industrial



A Eletrobras Amazonas Energia inaugurou na tarde desta sexta-feira (02.12), a Subestação Jorge Augusto de Souza Baird (conhecida como Marapatá), localizada na BR-319, Distrito Industrial, zona sul de Manaus. A solenidade marcou, simbolicamente, a entrega de outras seis subestações feitas este ano pela empresa.

Estiveram presentes no evento, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o presidente do Sistema Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, o senador Eduardo Braga, o governador do Estado, Omar Aziz e a deputa federal Rebecca Garcia.

Com essas novas subestações, Manaus passa contar com mais 256,1 MWA de ampliação da capacidade de transformação de energia elétrica na rede de distribuição. O que representa maior qualidade e segurança no sistema, com redução significativa no número de oscilações e quedas de energia.

"Eu fiz questão de vir pessoalmente a esta inauguração, para mostrar o interesse do Governo Federal, nesta área da energia. Nós já sabemos que no ano que vem serão mais 12 subestações como esta a serem inauguradas. E esperamos com isso dar mais segurança energética ao Amazonas. Sabemos que ainda existem falhas, mas estamos trabalhando para resolver isso", disse o ministro.

Mercado
As sete subestações foram criadas e ampliadas com o objetivo de atender ao crescimento de 10% do mercado local. Ao menos três delas irão reforçar a rede de distribuição das zonas lestes e norte que são as que mais crescem na cidade.

Ao todo, aproximadamente 250 mil pessoas serão beneficiadas com as novas obras de ampliação da rede de distribuição de energia elétrica.

"Nós temos dois Amazonas: a capital e o interior. E é no interior que temos as maiores dificuldades. Mas, é muito bom saber do interesse do Governo Federal em nos ajudar nesse sentido. Sem energia, sem infra-estrutura não temos como levar desenvolvimento para todos", completou Omar Aziz.

Para a deputada federal Rebecca Garcia, a subestação colabora para amenizar os problemas de energia que a cidade vem enfrentando. "Desde o ano passado que temos algumas quedas de energia. E essa subestação vem para colaborar nesse sentido. Ela se junta a outras seis e assim fortalece uma rede. Mas, ainda teremos mais 12 no ano que vem e isso é muito bom para nossa população", finalizou.