1 de dezembro de 2011

Entidades da sociedade civil se mobilizam pela sustentabilidade nas eleições

Uma rede nacional de empresas, sindicatos, universidades e outras entidades civis se mobiliza para que as eleições de 2012 tenham como eixo principal a sustentabilidade. Em uma audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o coordenador do Programa Cidade Sustentáveis, Oded Grajew, apresentou a proposta, que busca conscientizar tanto eleitores para que escolham seus candidatos tendo em vista as propostas para a sustentabilidade, quanto candidatos para que adotem um compromisso com o tema.

O Programa Cidades Sustentáveis inclui dimensões políticas, econômicas, sociais e culturais no conceito de sustentabilidade, geralmente associado apenas ao meio ambiente e apresenta indicadores e metas a serem aproveitados no Plano de Governo dos futuros prefeitos.

Durante sua exposição, Oded Grajew apoiou a aprovação da PEC 10/11, que obrigad todos os ocupantes de cargos executivos a apresentar planos de metas para suas gestões que tenham como foco o desenvolvimento sustentável.

O jornalista André Trigueiro, que apresenta o programa Cidades e Soluções na Globonews e é autor de diversos livros sobre o tema, listou diversas soluções já adotadas em cidades brasileiras e foi taxativo: “soluções existem, o que falta é vontade política para colocá-las em prática”.

Trigueiro criticou, por exemplo, o que classificou como satisfação dos gestores públicos com a venda de automóveis. “A venda de carros é boa para a economia”, disse ele, “mas está na hora de incluir nesta conta os prejuízos causados pela falta de mobilidade”. O jornalista sugeriu ainda um novo olhar sobre o lixo que, segundo ele, tem que ser reaproveitado, deixando de ser apenas uma despesa e passando a gerar riquezas.


Fonte: Agência Câmara