3 de agosto de 2007

ECONOMIA - Projeto de Integração Brasil-Peru será tema de Seminário da Comissão em Manaus

“Peru e Equador, que estão no caminho entre o Brasil e o Pacífico, são exemplos de países ávidos por maior intercâmbio comercial com o nosso País”, Afirmou a deputada Rebecca Garcia (PP-AM), na última reunião da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, justificando seu requerimento para a realização na cidade de Manaus do Seminário que vai discutir o projeto de integração Brasil-Peru. A proposta teve aprovação de toda a Comissão.

Rebecca Garcia ressalta que essa integração vai permitir que o Peru e o Equador adquiram do Brasil produtos hoje importados dos Estados Unidos e do México. Ela acredita que, com essa nova perspectiva, o investimento brasileiro na alternativa ao Canal do Panamá torna-se plenamente justificável.

Mas a deputada lembra que os investimentos necessários para a execução do projeto de integração e a precariedade da infra-estrutura dos portos, estradas e hidrovias balizadas, são grandes desafios a serem vencidos.

Rebecca Garcia informa que no Seminário serão ouvidos parlamentares da Frente Mista Brasil-Peru. “Eles estão otimistas em relação à interligação com o Brasil e oferecem com tanta solicitude a parceria de seus portos no Pacífico. Talvez esteja nascendo aí uma nova e histórica fase na relação continental Sul-Americana a partir da ligação rodo-fluvial Brasil-Peru-Equador, integrando nossos vizinhos aos Estados brasileiros da Amazônia”, disse.

A parlamentar informou ainda que o Governo do Estado do Amazonas está iniciando uma série de ações que vão ao encontro da saída para o Pacífico, como a construção de uma ponte sobre o Rio Negro e da hidrovia do Purus, que liga a cidade de Manacapuru (AM) a Boca do Acre (AM), que é ligada por estrada às cidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, ambas no Acre. A última é a cidade brasileira mais próxima de Porto Peruano de Pucallpa no Oceano Pacífico.