Nesta terça-feira (09.08)durante um evento da Frente Ambientalista foi decidido que o movimento suprapartidário irá aos estados para discutir os principais temas da agenda sócio-ambiental brasileira. O objetivo é debater nas Assembléias Legislativas e com representantes da sociedade civil sobre as questões regionais relacionadas à pauta da Conferência Mundial do Meio Ambiente- Rio + 20, que será realizada em julho de 2012, no Rio de Janeiro.
As visitas serão realizadas em Manaus,Cuiabá, São Paulo, Recife e Porto Alegre ainda este ano. Já em 2012, no mês de março será realizado no Congresso Nacional, o Encontro do Segmento Parlamentar da Rio +20, que irá consolidar as propostas construídas nos encontros regionais. O último encontro será no Rio de Janeiro.
Entre os temas abordados estão: biomas, águas, meio ambiente urbano, energia e segurança alimentar, orientados pelos dois eixos básicos da Rio + 20, a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e o arcabouço institucional para o desenvolvimento sustentável.
Participaram do lançamento da agenda da Frente para o Rio +20 os deputados Ricardo Trípoli; Ivan Valente; Alfredo Sirkis; Roberto Lucena; Rebecca Garcia; Giovani Cherini, presidente da Comissão do Meio Ambiente; Roberto Garcia e Márcio Macedo, além de representantes de organizações Não-Governamentais.
“Estamos às vésperas de uma reunião mundial, talvez a mais importante desse início do século 21. Neste momento países, como os Estados Unidos, e outros, enfrentam uma série crise econômica, mas isso não é nada diante da emergência ambiental que enfrentamos, porque o aquecimento global coloca em risco a própria vida no Planeta”, alertou Sarney Filho.
O diretor de Mobilização da SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, disse que o objetivo da Agenda da Frente é levar para toda a sociedade os temas principais em discussão na Câmara com o viés da Rio + 290. “A partir das discussões nas regiões, as principais questões serão trabalhadas de forma a garantir que se transformem em políticas públicas”, afirmou Mantovani.
Para a deputada federal Rebecca Garcia, a ideia de levar as discussões para as regiões, faz parte de um novo modelo de construir as decisões do país. "Com essas visitas todos tem a oportunidade de debater, mostrar as necessidades e apresentar propostas. Afinal, todos temos um único objetivo que é desenvolver o país ainda mais", completou Rebecca.
10 de agosto de 2011
quarta-feira, agosto 10, 2011