19 de abril de 2008

19 de abril – Dia do Índio


Brasília, 18/4/08 (IICA) – No próximo dia 19 de abril, sábado, comemora-se, em toda América Latina, o Dia do Índio. A data foi escolhida em 1940, durante o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, acontecido no México. Três anos depois, a data foi oficializada no Brasil.


De acordo com dados da Fundação Nacional do Índio (Funai), são 460 mil índios, distribuídos entre 225 sociedades indígenas, que correspondem cerca de 0,25% da população brasileira. Algumas vivem isoladas, outras em grandes cidades e muitas lutam para preservar suas terras e suas tradições. A maioria dos povos indígenas vive nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.


O Xingu, região da Amazônia, abriga o maior número de tribos indígenas do Brasil. No Parque Indígena do Xingu, uma reserva de 27 mil km2 na região nordeste do Estado do Mato Grosso, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Ministério da Integração Nacional (MI), por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SCO) fez chegar à duas de suas aldeias, em agosto do ano passado, o acesso à rede mundial de computadores: a internet. Trata-se da implementação de três unidades do projeto Quiosque do Cidadão.


O projeto foi iniciado em 2003 e está implantado em 90 municípios, atendendo cerca de 150 mil pessoas. Visa fortalecer a promoção da educação, da cultura e da organização socioprodutiva de famílias urbanas, rurais e indígenas de baixa renda.


Nas aldeias Kamayurá e Yawalapiti, três computadores, conectados à internet banda larga, foram instalados, operando com softwares livres e abastecidos com programas de conteúdo educativo e relacionamento racial, meio ambiente, direitos e deveres do cidadão e mensagens de prevenção às drogas, alcoolismo e doenças transmissíveis, entre outras.


Segundo André Wogel, coordenador de tecnologia da SCO, “este ano o projeto prevê a instalação do Quiosque do Cidadão em outras 17 aldeias e ainda cursos de capacitação em informática para todas as unidades. Atividades que fazem parte da parceria com IICA”.


Protagonismo indígena


Para comemorar o Dia do Índio, a Funai e suas Administrações Executivas Regionais elaboraram atividades voltadas ao público indígena e não-indígena. Em Brasília, a sede da Fundação e o Memorial dos Povos Indígenas, desde o dia 16 de abril, apresenta a Semana dos Povos Indígenas, uma extensa programação com entrada franca. Uma exposição de artesanato indígena, pinturas corporais, apresentações culturais, exibições de filmes, mostras fotográficas, debates e palestras foi montada para lembrar a data. Com iniciativa e protagonismo indígena, as atividades envolvem a participação de diversas etnias, como os Kayapó do Pará, que irão cantar o Hino Nacional em sua língua.


As atividades iniciaram-se, no dia 16 de abril, com o ritual de acendimento do Fogo Sagrado. Na mesma data foram abertas exposições fotográficas. Para integrar a programação, o público pode interagir com indígenas de diferentes regiões do país.


A Semana dos Povos Indígenas é coordenada pelo Memorial dos Povos Indígenas e Comitê Intertribal (ITC), com parceria dos Ministérios da Justiça, da Cultura, do Esporte, da Funai, da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal, da Secretaria Especial de Promoção de Políticas Públicas de Igualdade Racial (SEPPIR), do Exército Brasileiro e da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Distrito Federal.


Mais informações, pelo link: http://www.funai.gov.br/