O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Danilo Forte, entregou nesta segunda-feira (22), duas embarcações que atenderão uma população estimada em 40 mil indígenas nos estados do Amazonas e Acre. O evento aconteceu no Píer do Tropical Hotel, na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.
Os barcos deverão otimizar as ações de saúde na região amazônica e fortalecer o atendimentos nas aldeias indígenas do Amazonas e Acre, além de prestar apoio logístico às equipes multidisciplinares.
O presidente da Funasa, Danilo Forte, citou ações estratégicas do órgão no Estado, como o montante de mais de R$ 120 milhões do PAC-Funasa para serem investidos em água e esgoto, controle de endemias, melhorias sanitárias domiciliares e saneamento em áreas indígenas em diversos municípios amazonenses, dentre outras prioridades.
Outro destaque é o acompanhamento de quase 5,4 mil crianças assistidas pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional Indígena (Sisvan), executado pela Funasa desde 2006 junto às comunidades indígenas do Amazonas. Segundo Danilo os dados do inquérito nutricional daquela região mostraram que apenas 3% das crianças indígenas do Vale estão abaixo de peso, contrariando estatísticas não oficiais de que a região sofre de casos de desnutrição aguda.
Novidades - O presidente da Funasa também anunciou para ainda este ano, a revitalização das embarcações que fazem o atendimento de saúde nas comunidades de difícil acesso no Amazonas e também de cinco das nove Casas de Apoio à Saúde do Índio (Casai) do Estado.
As embarcações entregues são do tipo lancha e servirão para fazer o transporte das equipes multidisciplinares que realizam o atendimento de saúde nas aldeias assistidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Alto Rio Solimões no Amazonas e Dsei Alto Rio Purus no Estado do Acre.
Para o vice-coordenador da Coiab, Marcus Apurinã, ao longo dos anos muito pouco se fez para melhorar a qualidade de vida das populações indígenas, principalmente a saúde, entretanto são iniciativas como esta ele gostaria de ver se repetindo mais.
- Claro que não é tudo, mas ações desta natureza já reforçam o compromisso da instituição em quer fazer mais pelos indígenas daquelas regiões - disse ele.
24 de setembro de 2008
quarta-feira, setembro 24, 2008
Embarcações beneficiam mais de 40 mil indígenas na Amazônia
Fonte: Portal Amazônia / Foto: Edmar Chaperman/Funasa