29 de maio de 2014

Comissão da Câmara dos Deputados volta ao Amazonas para discutir soluções em logística e infraestrutura

       A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados promoverá mais uma mesa-redonda em Manaus. Dessa vez, para discutir as dificuldades no escoamento da produção local, a falta de competitividade no mercado internacional e soluções em logística e infraestrutura.
        O evento será realizado na próxima semana, dia 5 de junho, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE/AM), e foi solicitado pela deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM), que também sugere um debate sobre a integração dos modais ferroviário, rodoviário, aquaviário, aeroviário, dutoviário e infoviário do Brasil.
         “Penso que não podemos mais fugir desse debate para ver a economia do nosso país crescer, principalmente a do Amazonas e da região norte. O Brasil não é mais competitivo no mercado eletroeletrônico porque, não temos logística eficiente de escoamento da nossa produção. Hoje, a Zona Franca de Manaus (ZFM) é o maior polo eletroeletrônico da América do Sul, mas por não ter logística e infraestrutura eficientes, quem acaba fornecendo os produtos para diversos países é o México”, afirmou a deputada amazonense.
        Diante dessa situação, Rebecca Garcia apresentou um requerimento (nº188/2014) solicitando a mesa-redonda, aprovado essa semana, na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados.
        Os convidados para participar do debate são o diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística do Ministério dos Transportes, Bernardo José Figueiredo; o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Sebastião Luiz de Mello; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva; o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco; o presidente do Conselho Regional de Administração do Estado do Amazonas (CRA), José Carlos de Sá Colares; o professor e doutor em Logística, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Antônio Jorge Cunha Campos; e o Secretário Nacional de Assuntos Institucionais da Força Sindical, Carlos Lacerda.