Clima, florestas, serviços ambientais, energias alternativas e eficiência energética são temas em foco a partir de hoje (05) , na 1ª Conferência Latino-Americana de Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais. O evento, que começou nesta manhã e vai até sexta-feira (07), está sendo realizado na Escola de Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no bairro Cachoeirinha, das 8h às 18h. Autoridades e especialistas locais, nacionais e internacionais participam dos três dias da Conferência.
Fizeram parte da mesa de cerimônia de abertura a Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Nádia Cristina d'Ávila Ferreira; o diretor técnico operacional do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), Wougran Soares Galvão; o Analista de campanha da WWF, Anthony Anderson; o presidente da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Virgílio Viana; além de representantes da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT); da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).
A 1ª Conferência Latino-Americana de Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais, tem por objetivo discutir junto à sociedade políticas públicas de combate, mitigação e adaptação às mudanças climáticas globais e regionais. "No decorrer dests três dias, vamos discutir metodologias de inventários de emissões de gases de efeito estufa no setor público e privado. A finalidade é conhecer os maiores vetores de emissões do estado", declara Luís Piva, coordenador do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima).
Redução - Para autoridades nacionais, o evento contribui de forma positiva na capacitação e divulgação das causas e efeitos do desmatamento para o planeta. "O objetivo maior do Brasil é reduzir as taxas de desmatamento, monitorar e estender a redução. Este evento tem um siginificado importante para esta meta do governo federal. A sociedade precisa ter consciência desses efeitos do desmatamento", declara Adriano Oliveira, coordenador de mudanças do clima e sustentabilidade do Ministério do Meio Ambiente.
O analista de campanha da WWF, Anthony Anderson, explica que as florestas contribuem com cerca de 25% das emissões de gases responsáveis pelas mudanças climáticas. "Trabalhamos na WWF na inserção de políticas públicas que possam reduzir essas emissões. Esse evento contribui para isso, já que vamos discutir passo a passo os efeitos e as consequencias das emisões da gases".
Fórum Amazonense - A 1a. Conferência também tem por objetivo instituir o primeiro Fórum Amazonense de Mudanças Climáticas. "Vamos relizar nesses três dias um amplo debate que dará suporte ao lançamento do Fórum Amazonense direcionado ao clima. Ao final, vamos entregar o Plano de Combate ao Desmatamento, requisito legal para garantir um assento na comissão do Fórum Ambiental", declara Nádia Ferreira, secretária da SDS.
As palestras da conferência acontecem durante os três dias do evento nas salas da UEA, das 8h às 18h.
6 de novembro de 2008
quinta-feira, novembro 06, 2008
Mudança Climática é tema de discussão em Manaus
Fonte: Portal Amazônia