20 de março de 2009

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em Brasília

A Deputada Rebecca Garcia participou, na quarta-feira (18), no Auditório Petrônio Portela (Senado Federal), do lançamento do Fórum Amazônia Sustentável, promovido pela Frente Parlamentar Ambientalista, pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), pela Preserve Amazônia e pelo Instituto Socioambiental (ISA).

Fundado em Belém em novembro de 2007, a finalidade do Fórum é criar um espaço de diálogo entre empresas, governos e organizações da sociedade civil para estudar e apontar alternativas de modelos de desenvolvimento sustentavéis para a Amazônia. O painel Infraestrutura e Sustentabilidade na Amazônia, com as participações da Senadora Marina Silva, do pesquisador Diógenes Alves, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e da procuradora da República Sandra Cureau teve o objetivo de fomentar a reflexão sobre um tema fundamental para o futuro da região Amazônica – infraestrutura.

O Fórum ainda será lançado no Acre, Mato Grosso e Rondônia. Está prevista para outubro a plenária geral no Estado do Pará. No encontro paraense será feito um balanço das atividades deste ano onde também será definida a agenda de trabalho para 2010.

Hora do Planeta – Durante a solenidade de lançamento do Fórum, o vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio, oficializou a adesão da Capital Federal à Hora do Planeta 2009. A manifestação, que será realizada pela primeira vez no Brasil no dia 28 de março, das 20h30 às 21h30 é um ato simbólico no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a demonstrar sua preocupação com as mudanças climáticas, desligando a luz por 60 minutos.

O Rio de Janeiro foi a primeira cidade brasileira a aderir ao movimento. Além de Brasília, estão também confirmadas a participação de São Paulo e do Amazonas. Para conscientizar a população sobre a importância da adoção de novos hábitos e mobilizar a sociedade no combate ao aquecimento global, a Rede WWF lançou o movimento Hora do Planeta, conhecido internacionalmente como Earth Hour.
Em 2009, a Hora do Planeta espera contar com a adesão de mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Mais de 170 cidades de 62 países já confirmaram sua adesão à Hora do Planeta. Realizada pela primeira vez em 2007, a Hora do Planeta contou com a participação de 2,2 milhões de moradores de Sidney, na Austrália. Já em 2008, o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais.

Assessoria de Comunicação, Assessoria da Frente Parlamentar Ambientalista e Agência Câmara