12 de março de 2009

Rebecca Garcia toma posse como Secretária Geral Adjunta da Frencoop

Com a presença de 11 senadores e 38 deputados, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) lançou a Agenda Legislativa do Cooperativismo, em um café-da-manhã, na quarta-feira (11), em Brasília. O evento contou com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Reinhold Stephanes e do presidente da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia (Unicafes), José Paulo Crisóstomo.

Em sua terceira edição, a agenda traz 52 proposições e 41 desafios do setor cooperativista para o Congresso Nacional. Apresenta ainda as conquistas legislativas do setor bem como um panorama do cooperativismo brasileiro hoje e os desafios aos congressistas para apresentação de projetos de lei que atendam às necessidades do setor.


Deputada Rebecca e Dr. José Merched Chaar


Além do lançamento da publicação, a cerimônia elegeu e empossou a nova diretoria da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). A deputada Rebecca Garcia teve a honra de ser eleita como secretária geral adjunta. “Fico muito feliz com a nomeação. Vou me reunir com representantes da OCB e com o deputado Paulo Piau (eleito secretário-geral) para fechar uma agenda de atividades e podermos lutar pelo desenvolvimento do cooperativismo dentro do Congresso Nacional. Uma das prioridades é a aprovação da Lei Geral do Cooperativismo.”

Segundo o presidente das representações da OCB nos estados da Região Norte do país, Dr. José Merched Chaar, a indicação da parlamentar foi uma reivindicação da Região, que conta com aproximadamente 700 cooperativas. “A Rebecca é uma grande representante da Frencoop no Estado do Amazonas e no Norte como um todo. Ela prestigia as nossas ações e o mais importante, tem sensibilidade com a causa cooperativista. Temos muito trabalho pela frente e tenho certeza que ela será uma grande parceira em 2009”, afirma Merched.

A Frencoop conta agora com 202 deputados e 17 senadores. “A composição desta chapa que agora elegemos como nova diretoria foi consolidada a partir de consultas aos 27 presidentes das organizações estaduais da OCB”, explicou o deputado Odacir Zonta (PP-SC), presidente da Frencoop. Foram consultados também os representantes dos 13 ramos do cooperativismo brasileiro.


Dr. José Merched Chaar, Dep. Zonta, Dep. Rebecca Garcia, Petrúcio Magalhães (superintendente Sescoop/AM) e Dep. Estadual Luís Castro (AM)


Cooperativismo – É um movimento, filosofia de vida e modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social. Seus referenciais fundamentais são: participação democrática, solidariedade, independência e autonomia. É o sistema fundamentado na reunião de pessoas e não no capital. Visa às necessidades do grupo e não do lucro. Busca prosperidade conjunta e não individual. Estas diferenças fazem do cooperativismo a alternativa socioeconômica que leva ao sucesso com equilíbrio e justiça entre os participantes.

Números - Hoje, a OCB reúne cerca de 8 mil cooperativas em 13 ramos de atividade econômica, envolvendo mais de 7,6 milhões de brasileiros. As cooperativas respondem por 6% do Produto Interno Bruto Brasileiro. Geram mais de 220 mil empregos e participam com 3,3 bilhões de dólares em divisas com exportações.

No Estado do Amazonas as cooperativas vêm crescendo rapidamente. São 160 cooperativas que beneficiam mais de 17 mil famílias. Pessoas que oferecem à população saúde, alimentos mais baratos e de boa qualidade, móveis escolares, bens de consumo, transporte público, crédito e educação.

“No livro Pós-Guerra, uma história da Europa desde 1945, o escritor inglês Tony Judt descreve o cenário de desolação e destruição dos países no período pós-guerra. O velho continente, no lado dos vencidos e dos vencedores, ficou completamente arrasado. E, justamente, o trabalho e a mão-de-obra foram fundamentais para nações inteiras se reerguerem e, atualmente, são exemplos para o mundo todo. Vejo o cooperativismo, hoje, como a melhor forma de entidade organizada para enfrentarmos esse momento econômico em que vivemos. Em um país tão próspero, mais do que nunca o cooperativismo reúne o poder e capacidade de contribuir para o crescimento do Brasil, fazendo com que ele cresça de forma proporcional as tantas riquezas produzidas nele”, comenta Rebecca.

Composição da Frencoop em 2009:

Deputado Odacir Zonta – presidente
Deputado Silas Brasileiro – presidente de honra
Deputado Carlos Melles – presidente de honra
Deputado Moacir Micheletto – presidente de honra
Senador Osmar Dias – 1º vice-presidente
Senador Renato Casagrande – 2º vice-presidente
Deputado Paulo Piau – secretário geral
Deputada Rebecca Garcia – secretária geral adjunta
Deputado Leonardo Vilela – tesoureiro
Deputado Antônio Carlos Mendes Thame – tesoureiro adjunto
Deputado Luis Carlos Heinze – coordenador geral
Deputado Zezéu Ribeiro – 1º coordenador adjunto
Deputado Waldemir Moka – 2º coordenador adjunto
Deputado Duarte Nogueira – 1º conselheiro fiscal
Deputado Abelardo Lupion – 2º conselheiro fiscal
Deputado Homero Pereira – 3º conselheiro fiscal

Representantes de ramos

Agropecuário – Deputado Moreira Mendes
Consumo – Deputado Valdir Colatto
Crédito – Deputado Arnaldo Jardim
Educacional – Senadora Marisa Serrano
Especial – Deputado Beto Albuquerque
Habitacional – Deputado Dilceu Sperafico
Infra-Estrutura – Deputado Vilson Covatti
Mineral – Deputado Edinho Bez
Produção – Deputado Fernando Melo
Saúde – Deputado Dr. Ubiali
Trabalho – Deputado Dagoberto
Transporte – Deputado Lelo Coimbra
Turismo e lazer – Deputado Alex Canziane