13 de julho de 2009

Parque do Idoso

Quando a Prefeitura retirou a cobertura da pista de caminhada do Parque do Idoso, no início da atual administração – a trepadeira não cresceu, instalou-se uma praga de sapinhos e a madeira apodreceu –, houve preocupação quanto à proteção dos que praticam caminhada no local.

Esta semana, por conta disso, reuni com os professores da Ufam Almir Liberato e Gilmar Couto (Educação Física) e Francisco Malheiros (Ortopedista) para saber mais sobre o tema. A presidente da Fundação Doutor Thomas, responsável pelo Parque, Marta Moutinho, que se tem revelado de dedicação extremada, participou.

O resultado mostra o quanto é prudente ouvir especialistas. Eles afirmam que o melhor exercício para terceira idade é hidroginástica. Caminhada afeta os membros inferiores e a coluna, pontos fracos do ser humano nessa altura da vida.

Outra importante informação dos professores é quanto à cobertura. O melhor horário para caminhar é entre 6h e 8h e a partir das 16h. O sol emite, nessas horas, menos raios ultravioletas, que podem causar câncer de pele, e torna-se, especialmente pela manhã, fonte de vitamina D, fortalecendo ossos, combatendo a osteoporose.

A favor da cobertura há o argumento de que ela é fundamental para os muitos que caminham em horários alternativos. Ocorre que a possibilidade de se fazer duas pistas esbarra no orçamento curto. E não é melhor forçar todo mundo a apertar um pouquinho a agenda e caminhar num horário com adendo vitamínico?


Estudamos a questão do piso. O professor Liberato afirma que o cimento não é bom para quem tem pernas frágeis. Teremos novidade sobre isso, em breve.

Inicio, de posse dessas informações, gestões para ajudar a Fundação Doutor Thomas no Parque do Idoso. Vamos trabalhar em Brasília por recursos para piscina de hidroginástica, aquecida, na parte de cima do terreno, para internos, que precisam muito de atividade física, e externos, que já têm outra na parte baixa.

PS: Avançamos na questão do diploma para a profissão de jornalista. A Frente Parlamentar ganhou mais adeptos. O presidente da Câmara Federal, Michel Temer, visitado por nós, comprometeu-se a ajudar. Vamos vencer.

Rebecca Garcia
Artigo publicado no jornal Diário do Amazonas