13 de julho de 2009

Pelo jornalismo brasileiro

Unindo esforços em defesa do jornalismo brasileiro, a deputada Rebecca Garcia (PP-AM) se reuniu, nesta quarta-feira (08), com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Michel Temer (PMDB-SP), para pedir apoio à Frente Parlamentar em defesa da exigência do diploma em Comunicação Social / Jornalismo para o registro profissional de jornalista. Participaram também do encontro os deputados Paulo Pimenta (PT-RS), Emiliano José (PT-BA), Fernando Nascimento (PT-PE) e representantes da Federação Nacional de Jornalismo (Fenaj).

Desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o diploma de jornalismo não é obrigatório para o exercício da profissão, parlamentares uniram esforços para reverter a decisão. A deputada Rebecca Garcia está coordenando a instalação da Frente Parlamentar, o deputado Paulo Pimenta protocolou a Proposta de Emenda à Constituição 386 (PEC) e o deputado Emiliano José solicitou à presidência a instalação de uma comissão especial para analisar a questão.

De acordo com a deputada Rebecca Garcia, é essencial valorizar os jornalistas de batente, que se dedicam à profissão há anos sem terem a graduação, mas não se pode tirar a importância da especialização. “A tendência do mercado de trabalho é buscar cada vez mais conhecimento e aperfeiçoamento. A falta do diploma é um retrocesso. O pilar do jornalismo é a ética e ela também se aprende no banco da faculdade. A Frente pretende debater para criar uma situação melhor para todo mundo, com regras de transição, adaptação e definição de critérios”, afirma Rebecca.

De acordo com o presidente da Fenaj, Sérgio Murillo de Andrade, presente à reunião, a decisão do STF foi muito preocupante. “Além de ter eliminado a exigência do diploma, o tribunal não definiu nenhum critério. Tem até analfabeto querendo o registro de jornalista no Ministério do Trabalho. Agora a nossa profissão depende do Congresso Nacional”, diz Andrade.O presidente Michel Temer se mostrou muito simpático à causa e afirmou que irá encaminhar a demanda em regime de urgência para que a PEC seja votada rapidamente. “É possível garantir a liberdade de expressão sem conflitar com o exercício do jornalismo profissional”, comenta Temer.