26 de novembro de 2009

Superando desafios com Inovação

Foi inaugurada na quarta-feira (25) a V Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2009), com o tema "Superando Desafios com Inovação". A FIAM 2009 é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)/Suframa, com apoio do Governo do Estado do Amazonas e patrocínio do Banco da Amazônia (BASA).

Marcando a abertura do evento, a superintendente da Suframa, Flávia Skrobot Grosso, afirmou que a FIAM 2009 é o maior evento de oportunidades de negócios e serviços da Amazônia. “Um verdadeiro encontro entre a cultura e as potencialidades da Amazônia. Este ano teremos atividades muito importantes que demonstram as conquistas que a FIAM vem consolidando ao longo do tempo”, diz Grosso.

Segundo o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ivan Ramalho, representante do Ministro Miguel Jorge, a realização da FIAM 2009 é uma comprovação que, apesar da crise que tomou conta do mundo e do Brasil em 2009, o modelo Zona Franca de Manaus manteve a credibilidade junto aos empresários nacionais e internacionais. O secretário acrescentou que o comércio exterior foi o mais impactado com a crise, que mesmo o Pólo Industrial de Manaus (PIM) deve apresentar redução nesse setor, mas que a FIAM 2009 vem no momento certo para consolidar essa recuperação.

Endossando as palavras do secretário Ivan Ramalho, o governador Eduardo Braga, disse que o Amazonas vivia um dia muito especial, pois naquele momento em que era aberta a V Edição da FIAM ele se lembrava dos esforços do governo do Estado para a manutenção de todos os empregos gerados pelo modelo, mesmo em meio à crise. Braga disse ainda que, o melhor que o Estado pode fazer pelo modelo Zona Franca de Manaus é melhorar sua competitividade, investindo em infraestrutura como a geração de energia elétrica e a melhoria dos portos e aeroportos.


A deputada federal Rebecca Garcia (PP-AM) também participou da abertura da Feira e ressaltou o evento como um importante instrumento para captar novos negócios. “Temos que valorizar ainda mais o que possuímos. Nosso potencial de crescimento e desenvolvimento é enorme. E o restante do país e até mesmo fora precisam conhecer nossa força. Tenho certeza que mais uma vez, a Feira vai ser um sucesso. E novos negócios serão atraídos para nossa Amazônia”, comenta Rebecca.

Rebecca também destacou a importância da FIAM para o crescimento do cooperativismo no Estado. “Cooperados de vários municípios como Itacoatiara, Manicoré, Amaturá, entre outros, irão participar de seminários e jornadas de negócios. Isso fortalece contatos e abre portas para a abertura de novos negócios”, encerrou Rebecca.

Feira – A FIAM 2009 terá duração de quatro dias e conta com 380 expositores, entre empresas do Pólo Industrial de Manaus (PIM), cooperativas de produtores regionais, prestadores de serviço, etc. A Feira tem expositores dos nove estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e empresas fornecedoras e prestadoras de serviço nacionais e estrangeiras.

A Feira divide-se em quatro pólos: a exposição de bens e serviços, a jornada de seminários, a mostra de trabalhos técnicos e científicos e o salão de projetos. No pólo de bens e serviços, o destaque vai para o inédito Pavilhão Amazônico, com exposição de produtos regionais das micro e pequenas empresas da Amazônia, além de servir de espaço para apresentações de dança, cultura e arte amazônicos.

No que se refere à jornada de seminários, o Seminário Produção Orgânica e Sustentada na Amazônia será de grande importância, pois vai definir os critérios para a certificação socioambiental de produtos da biodiversidade local e que serão anunciados no Pavilhão Amazônico na sexta-feira (27).

Fotos e informações: Alexandre Fontoura / Ass. de Comunicação Dep. Estadual Conceição Sampaio