A Câmara Municipal de Manaus realizou na manhã da terça-feira (24) uma Tribuna Popular em comemoração aos 100 anos da Fundação Dr. Thomas. A homenagem ocorreu no plenário da casa e reuniu vereadores, autoridades, colaboradores e internos da instituição. A iniciativa de realizar a sessão solene foi da vereadora Socorro Sampaio (PP/AM).
“Nós temos que continuar lutando pelos nossos idosos. E hoje essa homenagem é apenas uma parcela do que deveríamos fazer para agradecer o serviço que a Fundação presta para a sociedade amazonense”, disse Socorro.
A tribuna foi presidida pelo vereador Luiz Alberto Carijó (pres. CMM - PTB) e teve como ponto alto entrega de uma placa em comemoração ao centenário da Fundação. Para a diretora-presidente da instituição Martha Moutinho, muitas são as conquistas, mas é preciso realizar algumas melhorias na estrutura do local para que os idosos recebam um melhor atendimento.
“Quero agradecer essa homenagem da Câmara e a iniciativa da vereadora Socorro Sampaio que sempre está presente em nossas atividades. Para mim, é motivo de muito orgulho estar à frente da Fundação no ano que ela comemora 100 anos. Ao mesmo tempo em que é uma alegria, também é um desafio. Precisamos climatizar a nossa estrutura, assim como construir um centro de referência em fisioterapia. Para isso, precisamos captar recursos e é nessa hora que esperamos contar com as parcerias”, completou Martha.
A diretora-presidente da Fundação ainda destacou que para o ano que vem está prevista a criação de um projeto de educação à distância que vai ensinar a cuidar dos idosos na própria casa.
A deputada estadual Conceição Sampaio (PP/AM) também esteve na homenagem e falou sobre a importância de combater a violência contra os idosos. “Muitos idosos são violentados dentro de casa. Precisamos ficar atentos e punir essas pessoas. Além dessa violência, para mim, não existe problema maior que ser abandonado pela própria família. Muitos desses idosos que hoje moram na Fundação não tem nenhum tipo de contato com os parentes, que simplesmente os deixaram largados à própria sorte. E cabe a nós enquanto sociedade ativa suprir todas essas necessidades”, falou Conceição.
Sempre preocupada com as questões que envolvem os idosos, a deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM) fez questão de participar da cerimônia. A parlamentar em seu discurso enfatizou a necessidade de que sejam criadas políticas públicas ainda mais específicas para a terceira idade. E ainda destacou o trabalho da equipe da Fundação.
“É um grande prazer estar aqui hoje nessa homenagem aos 100 anos da Fundação. Deveríamos comemorar 100 vezes mais essa data. Hoje a Fundação é responsável pela política pública voltada para os idosos em nossa cidade. E como tal merece a devida importância. Nós sabemos que ninguém faz nada sozinho e por isso eu quero parabenizar a equipe da instituição. Assim como os internos que aqui estão e os que não puderam vir. Mas, também não podemos deixar de reivindicar melhorias, como a questão da acessibilidade. Manaus precisa estar preparada para o envelhecimento de seu povo. O triste não é envelhecer, o triste é envelhecer sem qualidade de vida”, enfatizou Rebecca.
A Fundação - A Fundação de Apoio ao Idoso “Dr. Thomas” surgiu em 1909 com o nome Sociedade Asilo de Mendicidade de Manaus. Em 1932 passou a chamar-se Asilo de Mendicidade Dr. Thomas, em homenagem ao médico Hamilton Wolferstan Thomas, que abrigava pessoas em estado de mendicância e moradores de rua. Em 1967, a Câmara Municipal de Manaus, autorizou a criação da fundação como instituição filantrópica de administração indireta, mantida pela prefeitura da cidade.
Hoje a fundação desenvolve vários projetos, como o Programa de Longa Permanência que tem como objetivo o atendimento assistencial de pessoas, a partir de 60 anos, que necessitam de assistência e abrigo, bem como o atendimento de suas necessidades físicas e biopsicossociais.
Escute aqui a reportagem sobre a homenagem: