Recebi por e-mail um artigo do Eliandro Bruno Oliveira baseado no artigo Arena é fundamental, que publiquei semana passada no Diário do Amazonas. Segue o artigo:
O TERMINAL PORTUÁRIO DAS LAJES
Escrever o que pensamos nos veículos de comunicação de nossa cidade, remete-nos ao emaranhado de relutâncias existentes por parte dos cidadãos que entendem a necessidade do desenvolvimento da nossa Cidade-Estado para muito mais do que a Zona Franca de Manaus. Li um artigo da Deputada Rebecca Garcia em que ela tenta tranqüilizar outras autoridades de nosso país sobre problemas em Manaus que poderiam prejudicar o andamento das obras da COPA. Na explicação que a deputada discorre sobre os problemas que poderiam estar havendo, está evidenciado duas coisas: Que há problemas e que eles podem piorar.
Na busca de alternativas para possíveis falhas na execução do projeto da COPA 2014 em nossa cidade, a alternativa natural é a transferência para Belém, entretanto, entendo que está não é uma possibilidade que venha ocorrer. Uma outra alternativa é diminuir a quantidade de cidades que serão sede da COPA e não tenham dúvidas que os organizadores da COPA não pouparão as cidades que não apresentarem infra-estrutura mínima para o evento, e também não tenham dúvidas de que, até o momento, Manaus está entre estas cidades.
A infra-estrutura para um grande evento como a COPA do mundo de Futebol é recorrente em nossa cidade, pois apesar de não ter havido um outro grande evento como a COPA, basta a Prefeitura anunciar uma grande comemoração de aniversário da cidade no Centro de Convenções, ou festividades de final de ano na praia da Ponta Negra, ou o Sindicato dos Rodoviários paralisar suas atividades por um dia que o caos em nossa cidade está formado.
Visivelmente, o principal problema de Manaus é o sistema viário, mas temos atrelado a isto o desabastecimento de água e de energia elétrica, pois é notório que com um grande evento como a COPA do mundo, a infra-estrutura destas redes de distribuição apresentará problemas, pois somos sabedores de que nas condições atuais já há problemas graves nestas redes. Podemos falar também da segurança pública, rede hoteleira, transporte coletivo, suporte turístico, restaurantes, aluguéis de automóveis, estacionamento, esgoto, tratamento de águas residuais, etc. Vejo, porém, a oportunidade de vencermos o desafio de melhorar o centro de nossa cidade, pois com a mudança do sistema de Carga e Descarga de nosso porto para o bairro Colônia Antônio Aleixo, teremos, uma melhor fluidez dos pedestres em nosso centro histórico, diminuição de engarrafamento de carros, transformação do centro de nossa cidade em um local próprio para turismo e o pólo industrial de Manaus agradecerá, pois terá os insumos mais perto de seu parque fabril. Entendo assim, que o Terminal Portuário das Lajes é o único projeto que verdadeiramente apresenta-se como um projeto de fato a ser concretizado e que ajudará a melhoria das condições estruturais de nossa cidade para o grande evento que é a COPA do mundo, mas está tendo dificuldades de ser concretizado.
Manaus sede da COPA, Será?
Eliandro Bruno Oliveira
Coordenador do M.O.D.A. (Movimento Organizado para o Movimento para o Desenvolvimento da Amazônia)
E-mail: m.o.d.a.amazonica@gmail.com