17 de maio de 2010

Eleitor mirim, cidadão consciente

Lancei, quarta-feira desta semana, nas Escolas Nilton Lins, o projeto Eleitor Mirim, como parte da ação nacional Plenarinho, que visa conscientizar as crianças sobre a importância da eleição.
No primeiro semestre, os alunos aprenderão diversos conceitos, como o de democracia, em cartilha elaborada especialmente para crianças. Depois, entram em “campanha eleitoral”, com candidatos escolhidos entre eles pedindo voto, para, em outubro, acontecer a votação, pela internet.

Foi dia de festa na escola. Alunos da educação infantil e fundamental se reuniram na quadra. Como bem lembra a diretora da escola, Emanuele Lins, o projeto se estende às famílias dos estudantes e aumenta sua abrangência. “Com filhos conscientes sobre a importância do voto, sabemos que eles vão cobrar dos pais uma atitude de cidadão também”, disse Emanuele.
Estamos com a mão na massa. O Brasil está em pleno processo de construção. A preparação do cidadão do futuro é o melhor caminho para consolidar uma base capaz de resistir às intempéries antidemocráticas e às crises de todos os outros tipos.

Durante os 21 anos de ditadura, o Brasil viu seus líderes serem mortos ou espalhados pelos continentes. Os que sobraram estão no topo, como Fernando Henrique, Lula, Serra, Dilma e outros, mas prestes a esgotar seus ciclos.

Entidades tradicionais na preparação de quadros estancaram esse trabalho, foram tomadas pelo fisiologismo ou simplesmente desapareceram. Quando surge algum movimento nas ruas, a sociedade logo aponta o dedo para os seus líderes dizendo: “Ali vai mais um futuro candidato”. E tem sido mesmo assim, tal a carência de quadros para preencher o vazio de lideranças e o espaço ocupado por lideranças vazias.

É por isso que estou mergulhando de cabeça no Eleitor Mirim e no Plenarinho, projetos que colocam uma semente na terra da cidadania, esperando que frutifiquem num Brasil mais participativo.

Não adianta torcer o nariz para a política. São os políticos que tomam as decisões. Se você não participa, outros decidirão por você.

Pelo que vi nos olhos e nas palavras desses meninos e meninas, eles são um paiol de cidadania. O Eleitor Mirim vai incendiá-los.

Rebecca Garcia
Artigo publicado no jornal Diário do Amazonas