15 de fevereiro de 2011

Bancada Feminina da Câmara realiza Reunião de Trabalho

A primeira Reunião de Trabalho da Bancada Feminina foi realizada nesta terça-feira (15.02), no Plenário 4. O encontro teve o objetivo de discutir a agenda prioritária de 2011, os desafios e conquistas da bancada e o funcionamento da Procuradoria Especial da Mulher.

Estiveram presentes várias autoridades femininas, como a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes. “Vamos lutar pela autonomia econômica, social e política das mulheres, e um dos pontos que entrarão na discussão será o Plano Plurianual (PPA). Temos que destinar mais recursos aos investimentos necessários para essa autonomia. Não adiantam boas intenções se não houver recursos para implantar bons projetos e bons programas”, disse.

A ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário, também esteve na Reunião e afirmou que as mulheres brasileiras estão desafiadas a tomar em suas mãos os destinos da economia do País. Segundo ela, a bancada feminina na Câmara deve fazer a diferença e aliar-se ao objetivo da presidente Dilma Rousseff de enfrentar a miséria de forma firme e definitiva.

“A bancada feminina traz consigo um olhar das mulheres do Brasil inteiro, que querem um Brasil rico. Querem e lutam por um Brasil de igualdade. Portanto, sem violência de gênero e sem a violência que marca a sociedade em todas as suas dimensões”, falou.

Outra autoridade que marcou presença foi a ministra da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, que destacou entre os desafios da bancada feminina para este ano o enfrentamento da desigualdade racial.

A deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM) ressaltou a importância de abordar a problemática da gravidez na adolescência. O objetivo é realizar ações de prevenção para que os altos índices registrados no Estado do Amazonas, por exemplo, tenham redução.

“Nós precisamos ajudar essas adolescentes. Porque muitas vezes, elas engravidam, perdem os sonhos e acabam construindo famílias desestruturadas. E no final, gera inúmeras conseqüências para a sociedade”, comentou Rebecca.

Almoço com as parlamentares
Em seguida, as parlamentares e convidadas seguiram para o restaurante do Anexo 4, no 10º andar. Lá de forma mais informal, as deputadas e participantes do Encontro continuaram a conversa sobre os temas já debatidos, como miséria, trabalho escravo e a participação da mulher na política.

Depois do almoço, as deputadas voltaram a se reunir no Plenário 4 para definir os temas voltados para o mês da mulher. Além da formação e composição da Procuradoria Especial da Mulher, que será eleita pela bancada feminina da Câmara.