“Nós estamos relançando a Frente na Câmara Federal e quero sugerir que tenhamos uma agenda que envolva as três casas parlamentares. Porque assim vamos saber como andam os trabalhos nas três esferas, sabendo das necessidades mais de perto. Isso daria agilidade e fortaleceria o segmento no Estado. Principalmente porque esse é um setor que tem dado certo e nós sabemos isso, sendo o Amazonas referência no Cooperativismo em todo o país”, disse Rebecca.
Entre os deputados estaduais que assinaram a ficha de adesão, estão Chico Preto e Conceição Sampaio, ambos do Partido Progressista. Para Chico, é preciso garantir o espaço das cooperativas na economia local. “Temos que fiscalizar os benefícios já conquistados pelas cooperativas do Estado, como é o caso das que garantem merenda escolar. Elas não podem perder o espaço para empresas e até mesmo outras cooperativas de fora”, destacou o deputado.
Hoje, o Amazonas tem mais de 150 cooperativas registradas, entre os segmentos estão: saúde, educacional, transporte, turismo e lazer. De acordo com a Frente Estadual, são mais de 25 mil pessoas que vivem do emprego e renda gerados pelo setor. Sendo que dos 62 municípios do Estado, 27 já possuem cooperativas. “Nosso objetivo é levar essa alternativa econômica para todos os municípios e por isso vamos trabalhar para continuar capacitando cada vez mais pessoas”, finalizou o presidente da OCB-AM, Petrúcio Magalhães.