1 de março de 2011

Discurso em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher



Senhores Deputados,
Senhoras Deputadas,
Meus Senhores,
Minhas Senhoras’

O mundo mudou.

A ditadura egípcia de 30 anos caiu após 18 dias de protestos. O sultão de Oman parece estar com os dias no poder contados. O líder líbio que desafiou os Estados Unidos e se impôs ao mundo durante 41 anos, usa a força e promete resistência, mas está refugiado em seu palácio diante da pressão popular por democracia.

O Brasil mudou.

Pela primeira vez em sua história, nosso País é dirigido por uma mulher, a Presidente Dilma Rousseff.

O Amazonas, primeiro Estado a abolir a escravatura, foi também aquele que mais acreditou no fato histórico da eleição da Presidente e lhe concedeu o maior percentual de votos do território nacional. Se a votação que ela obteve aqui tivesse ocorrido em São Paulo, seriam mais de 30 milhões de votos.

Nesse dia em que iniciamos a Semana de Comemoração do Dia Internacional da Mulher, é hora de refletir sobre conquistas que obtivemos e que precisam de muita ação para se concretizar em nossas vidas, em nosso cotidiano.

Vejam o caso da Lei Maria da Penha. A Justiça dispõe agora de todos os instrumentos para colocar o agressor de sua companheira na cadeia. Isso, porém, não estão conseguindo inibir a violência doméstica, as agressões à mulher dentro da própria família.

Temos que manter a vigilância e trabalhar todos os dias, nos conselhos comunitários, nas Organizações Não-Governamentais, junto ao parlamento, junto às delegacias, para que a conquista da Lei Maria da Penha entre definitivamente na corrente sanguínea da sociedade brasileira.

Da mesma forma, queridas companheiras, a vitória da Presidente Dilma Rousseff precisa ser confirmada ao longo de toda a administração.

Técnica competente, dona de visão acurada pela sensibilidade feminina e pela experiência na administração pública, a Presidente acaba de anunciar corte de 50 bilhões de reais no Orçamento da União. Está lutando contra a volta da inflação e mesmo a desvalorização repentina do real, duas coisas que seriam desastrosas para a economia do Brasil.

Dilma Rousseff conta com a bancada feminina na Câmara Federal, da forma decidida, presente e ativa, exatamente como o presidente Lula contou, para levar o Brasil no caminho do desenvolvimento sustentável.

A atenção à vida pública deve repetir a vida familiar de todas nós.

A mulher levanta cedo e não pode hesitar um segundo ou perde a hora de preparar as crianças para a escola. Depois vai para o trabalho e volta para organizar a casa.
No dia a dia da vida pública, a mulher deve também vigiar durante o tempo inteiro, em busca de melhor qualidade de vida para nossos companheiros, para o cidadão mais humilde, para todos os brasileiros.

Feliz Dia Internacional da Mulher. Mulher, tu é de luta e vamos continuar lutando lado a lado, por um mundo melhor.

Rebecca Garcia