21 de março de 2011

Rebecca visita Universidade Aberta da Terceira Idade e Polo de Telemedicina da UEA

A deputada Rebecca Garcia esteve na manhã desta segunda-feira (21.03), na sede da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati). Ela foi recebida pelo Diretor da Unidade, Dr. Euler Ribeiro que explicou os estudos e as atividades desenvolvidas pela Universidade. De acordo com o diretor, hoje são 38 turmas que participam de 26 modalidades, como aula de Pilates e espanhol.

“Hoje nós temos em Manaus mais de 170 mil idosos e essa população quer cada vez mais viver com saúde, com qualidade de vida. E esse lugar oferece e pesquisa sobre isso. Os nossos idosos chegam aqui de uma forma e a partir do momento que começam a freqüentar nossas atividades, a mudança é visível”, disse Euler Ribeiro.

A deputada esteve em duas salas da Universidade, uma de espanhol onde conversou com os alunos, que mostraram entusiasmo em aprender um novo idioma. Depois, foi a vez da aula de Pilates, onde segundo as idosas, fez com que elas passaram a se sentir bem melhor fisicamente.

“Minha impressão foi a das melhores aqui na Unati. E vamos buscar fazer uma parceria para trazer mais recursos para esse trabalho. Precisamos pensar em quem já fez muito por nossa cidade, por nosso Estado”, comentou Rebecca.

Telemedicina
Rebecca também conheceu a sala onde é desenvolvido o projeto de Telesaúde Núcleo Amazonas. É por conta desse programa que o número de pacientes que precisam vir à capital para se tratar tem diminuído. Com o Telesaúde, os casos são analisados via internet, com a ajuda dos profissionais que estão no interior onde se encontra o paciente e dos médicos e alunos da UEA, que estão em Manaus.

Além de ver de perto como funciona o projeto, Rebecca ainda conversou via on-line com enfermeiras que estavam no município de Autazes, interior do Amazonas. “É muito bom ver um projeto como esse que dá certo e que ajuda a população do Interior do Estado. Assim, a quantidade de pessoas que precisam se deslocar para Manaus para receber tratamento é bem menor. E tenho apoiado na Câmara esse tipo de iniciativa e reforço meu apoio”, finalizou.