
Desde o surgimento da vida na Terra, a água é o elemento mais importante para a sobrevivência de todos os seres vivos. Sem ela, o planeta seria desabitado mesmo assim, a humanidade tem desperdiçado este recurso.
Dados da ONU de 2006 revelam que até 2050 mais de 45% da população mundial não terá acesso à água potável. O mau uso da água tem causado preocupação em alguns países, principalmente na Europa. Por causa disso vários estudos têm sido realizados para tentar acabar com o problema.
Afinal, a Terra é composta de 70% de água. E a partir deste número, apenas 2,493% são de água doce. Por muito tempo, o homem se esqueceu da limitação desta quantidade e da importância do recurso. Um bom exemplo é a própria revolução industrial que não aconteceria sem a água.

Mesmo os mais otimistas, apontam que nos próximos anos, a guerra não será mais pelo petróleo e sim devido à escassez dos recursos hídricos. O Brasil é o país mais rico em água disponível para o consumo. Possuí 13,7 % de toda a água potável no mundo.
E no mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, é preciso lembrar que, em diversos lugares do planeta, milhares de pessoas já sofrem com a falta desse bem essencial à vida. A água é um bem precioso e insubstituível. É um recurso natural que propicia saúde, conforto e riqueza ao homem. é preciso que novas Políticas públicas sejam colocadas em prática. Além de um melhor gerenciamento dos recursos hídricos em todos os países torna-se hoje essencial para a manutenção da qualidade de vida dos povos.
Por isso: Use a água racionalmente, a fonte não pode secar!
