A solenidade foi realizada na noite desta quinta-feira (19.05), no Salão Renoir, no Hotel Da Vinci, em Manaus. E contou com a presença dos principais nomes do Cooperativismo, no cenário amazonense. Além dos alunos que prestigiaram o evento.
De acordo com o presidente da OCB/AM, Petrúcio Magalhães, foram dois anos de estudos e preparação para a formação do curso. “Nós tivemos inúmeras conversas, reuniões. Até acertar tudo. Mesmo porque precisávamos de investimentos e não foi fácil. Mas, hoje estamos aqui para dar início a este projeto. E já temos por certo, que ao final dos 15 meses de estudo, os melhores alunos irão fazer um intercâmbio no Paraná. Lá vão conhecer as cooperativas e os modelos de sucesso”, disse.
O curso é o primeiro em nível de pós-graduação latu sensu, na área de Ciências Sociais Aplicadas, e voltado para o Cooperativismo, realizado no Estado. É uma parceria entre o Sistema OCB-Sescoop/AM e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS).
Para marcar a data, a deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM) ministrou a aula magna sobre o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia. Rebecca que é coordenadora da Frente Parlamentar Cooperativista (Frencoop), da Região Norte, no Congresso Nacional, ressaltou a importância da iniciativa
“Nós sabemos que o modelo das cooperativas pode ser uma boa alternativa para o Estado, principalmente o interior. Já temos bons exemplos de sucesso. Com isso ganha a população, que passa a ter mais renda e qualidade de vida. Nós podemos aliar a geração de renda e o desenvolvimento sustentável”, finalizou a parlamentar.
O curso é gratuito, sendo financiado pelo Fundo Solidário de Desenvolvimento Cooperativo (Fundecoop). Ao todo 30 alunos devem participam do curso, que tem carga horária de 360h e será ministrado em módulos mensais.
Um dos diferenciais do curso foram os critérios para seleção dos alunos, sendo exigida a comprovação de vínculo com o cooperativismo no Estado e mais de um ano de atuação em cooperativa. O processo seletivo também envolveu a análise curricular dos candidatos.