A audiência pública “As mulheres e a Reforma Política” foi realizada na manhã, desta segunda-feira (16.05), no Plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. A iniciativa reuniu os principais nomes femininos da política local e teve como objetivo debater a participação feminina no processo da Reforma Política.
“Esse debate é de extrema importância porque queremos que as mulheres façam parte das mudanças. Já estivemos muito tempo fora das decisões do país. E agora queremos ter voz e vez”, disse Conceição.
A reunião ainda contou com a presença de diversas autoridades femininas e representantes de entidades, instituições e órgãos públicos. Além da participação popular no Plenário e na Galeria.
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) fez uma apresentação sobre a participação feminina na política brasileira e mundial. “Nós temos como exemplo a nossa vizinha Argentina. Lá, as mulheres já ocupam mais de 40% das vagas políticas. O que é um grande avanço. Temos que seguir esses bons exemplos”, completou a senadora.
Já a deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM) comentou sobre o aumento, no interior do Estado, do interesse das mulheres em participar das questões políticas. “As decisões em nosso país são políticas e as mulheres precisam participar cada vez mais disso. O primeiro passo é aumentar as filiações e isso já vem acontecendo no Interior do Estado. Um outro passo é a questão do Fundo Partidário que é destinado à formação de militância feminina. E depois de preparadas, as mulheres passam a ter condições de serem eleitas. Então, nós precisamos nos unir cada vez mais”, finalizou Rebecca.