
Rebecca ainda explicou que por meio dessa MP, a União fica autorizada a transferir recursos financeiros a famílias em situação de extrema pobreza que realizarem atividades de preservação da natureza no meio rural. A medida integra o plano “Brasil sem Miséria”.
Contra a violência
Na oportunidade, a parlamentar ainda fez um discurso protestando contra a violência no campo brasileiro. O problema foi notícia em todos os meios de comunicação, nas últimas semanas por conta do assassinato de trabalhadores rurais e ambientalistas na região Norte. “O Norte é a nova fronteira agrícola do Brasil. A região sul do Amazonas, no entanto, é local de violência agrária. O problema é grave e merece atenção”, disse Rebecca.
Sessão Solene
A sessão, que faz parte de uma série de atividades que serão realizadas durante o mês de junho. Estiveram presentes no evento, diversas autoridades, como a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que falou sobre a agenda ambiental brasileira e da intenção do governo de ampliar o debate político com o Congresso na definição da mesma. “Nós mudamos a concepção do mundo a partir da Rio 92. Temos todos que olhar para o futuro, claramente buscando a sustentabilidade dos recursos naturais.”
Além de Izabella, participam da solenidade o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972, durante a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. E tem o objetivo de alertar para a necessidade de conscientização sobre a importância da preservação dos recursos naturais.
Fonte: Luiz Cruvinel