No Dia de Proteção às Florestas (17 de julho) o Estado do Amazonas dá um exemplo de conservação e respeito ao meio ambiente com 97,4% de cobertura florestal intacta, resultado de uma política pública ambiental que atua de forma direta na capital e no interior.
Ações como o Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento (PPCD-AM), que leva alternativas de geração de renda e oficinas educativas para o homem do interior; a minuta de Lei de Serviços Ambientais, disponível para consulta no site da SDS, que visa recompensar quem protege as florestas; além do trabalho que vem sendo desenvolvido nas Unidades de Conservação estaduais, que somam hoje 41, o equivalente a cerca de 19 milhões de hectares de área protegida.
Vale ressaltar ainda que o Amazonas reduziu o desmatamento em 73%, no período de 2003 a 2010 (INPE), e trabalha de forma estratégica para reduzir ainda mais. Recentemente, o Estado conseguiu aprovar na ALE/AM o Programa Estadual de Regularização Ambiental dos Imóveis Rurais do Estado do Amazonas, que estabelece o Cadastramento Ambiental Rural (CAR) e disciplina as etapas do processo de regularização ambiental, no âmbito do Estado do Amazonas, incentivando a manutenção das áreas de Proteção Permanente (APPs) e Reserva Legal das propriedades rurais, além de estabelecer procedimentos para a recuperação de passivos ambientais.
Em 2011, Ano Internacional das Florestas, assegurar a manutenção do potencial natural é mais que um compromisso do cidadão amazonense, é uma realidade do Amazonas.
Fonte: Agecom
17 de julho de 2011
domingo, julho 17, 2011