23 de setembro de 2011

Manaus inicia debate sobre a Conferência Rio+20


A reunião da Frente Ambientalista, do Congresso Nacional, em Manaus, foi aberta há poucos minuntos, no Plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas.

O objetivo do encontro é debater assuntos relativos à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O tema escolhido para Manaus, foi "Biomas: preservação, conservação e os serviços ambientais que prestam para a qualidade de vida no planeta".

Estão presentes no evento, diversas autoridades federais, estaduais e municipais. Além da participação de representantes de diversas entidades, associações, entidades e Ong's ligadas ao Meio Ambiente.

A reunião foi aberta pelo presidente da casa, deputado Ricardo Nicolau, que destacou a relevância da escolha do Amazonas, para receber o primeiro debate de uma série de cinco.


"Estamos muito felizes em receber o evento, sabendo a importância que o tema tem para o Brasil e até para o mundo.Quero agradecer pois é uma honra sediar a primeira reunião para o nosso Estado. Principalmente, ao empenho da deputada Rebecca Garcia em trazer essa discussão. Sabemos que o Amazonas é destaque quando falamos em Meio Ambiente e que tem 98% da sua floresta preservada. E no entanto, temos que buscar o equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação ambiental", disse Nicolau.

Os debates sobre a Conferência Rio+20 são uma iniciativa da Frente Parlamentar Ambientalista e têm como objetivo sistematizar um diagnóstico e propor alternativas para solucionar ou minimizar os principais problemas ambientais.

“Neste momento, os Estados Unidos vivem uma crise econômica que se alastra e preocupa a todos. Mas isso não é nada diante da emergência ambiental que enfrentamos, porque o aquecimento global coloca em risco a própria vida no planeta”, afirmou o coordenador da frente, deputado Sarney Filho (PV-MA), ressaltando que, possivelmente, a Conferência será o evento mais importante deste início do Século 21.

A Rio + 20 será realizada no Rio de Janeiro, de 4 a 6 de junho de 2012. A expressão “+20” é usada para fazer referência aos vinte anos da “Rio 92”, ou “ECO 92”, que também ocorreu no Rio de Janeiro, considerada por especialistas a mais importante conferência ambiental mundial até hoje.

"Quero destacar o trabalho da deputada federal Rebecca Garcia que tem se desdobrado para realizar ações como essa. São eventos como esse que abrem caminho para o surgimento de novas ideias, projetos, como o RED+ e etc", disse o deputado federal Ricardo Tripoli.

Para a deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM), o debate ganha uma importância ainda maior. "Quando falamos em Meio Ambiente no Congresso Nacional, as discussões são acirradas e calorosas. Mas, nada como descentralizar os debates e ouvir cada região, com suas peculiaridades e características. Queremos ouvir os especialistas e aqui, no nosso caso do Amazonas, com o tema Bioma e depois poder levar tudo isso para a Rio+20", completou Rebecca.