A sessão especial em comemoração do Dia Nacional do Idoso foi realizada na manhã, desta segunda-feira (26.09), na Assembleia Legislativa do Amazonas. A iniciativa foi da deputada estadual Conceição Sampaio (PP/AM) e contou com a presença de várias autoridades, e principalmente, de grupos da terceira idade, como dos bairros: Japiimlândia, Betânia, Colônia Oliveira Machado e Cachoeirinha.
"Nosso objetivo é dar voz e vez para essas pessoas que já contribuiram muito com a nossa cidade e nosso Estado. Temos obrigação de tornar a vida desses idosos mais confortável e com mais qualidade e dignidade", disse Conceição.
A reunião foi coordenada pelo presidente da casa, deputado Ricardo Nicolau."Mesmo que muitas iniciativas que beneficiam os idosos já tenham sido tomadas, ainda há um longo caminho a percorrer.O envelhecimento, não é um defeito, precisa ser encarado como nosso patrimônio, por isso não podemos esquecer que a melhor idade é aquela que não se conta o tempo, mas que se vive o tempo”, comentou.
Políticas Públicas
A deputada federal Rebecca Garcia (PP)esteve presente na sessão e destacou a importância de um estatuto do idoso moderno. Mas, que para ser completamente obedecido precisa ser mais divulgado. A parlamentar também rssaltou que o idoso também deve conhecer os seus direitos e deveres que estão na Lei.
“Enquanto cidadãos nós precisamos conhecer aquilo que temos por direito, que são os benefícios trazidos pelo estatuto do idoso. Com essa intenção, estamos produzindo um material para ser distribuído no interior do estado para que aquela população também conheça os seus direitos. Trabalhamos sempre com o intuito de levar maior qualidade de vida a toda população, neste caso em especial, aos idosos”, destacou Rebecca.
Aposentadoria
Rebecca Garcia falou ainda sobre o projeto de lei que trata da aposentadoria para donas-de-casa. De acordo com a deputada, hoje é preciso contribuir por 15 anos para ter esse benifício, mas que em breve, espera que esse período seja reduzido para apenas 2 anos.
"O Governo da presidenta Dilma é comprometido com essa questão. E na última semana deu mais uma prova disso, com a redução de 60 para 27 reais, o valor da contribuição para que a dona-de-casa consiga se aposentar. Essa é mais uma vitória para nós, mulheres", completou.
Os deputados estaduais Tony Medeiros (PSL) e Luiz Castro (PPS) destacaram, em pronunciamento, algumas das ações voltadas para o bem-estar do idoso e, também, o descaso que em muitos casos prejudica a trajetória de vida dessas pessoas. Uma das principais dificuldades, relacionada, diz respeito ao transporte coletivo e acesso gratuito em determinadas áreas.
O evento também contou com a participação dos cantores Abílio Farias e Nunes Filho que animaram a solenidade com músicas e danças. O grupo de dança "Aleluia", também se apresentou. A presença de Idelfina Aziz, mãe do governador Omar Abdel Aziz abrilhantou ainda mais a festa.