8 de novembro de 2011

5º Simpósio da Amazônia acontece nesta terça com ênfase na juventude

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional promove hoje o 5º Simpósio da Amazônia, para discutir o futuro dos jovens da região. Durante o evento, serão discutidos assuntos como educação para o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego e renda, entre outros, a fim de obter resultados práticos e urgentes em sintonia com as reivindicações da população. O evento foi organizado em parceria da comissão com a Subcomissão Permanente da Amazônia do Senado.

A abertura, para a qual foram convidados os presidentes da Câmara, Marco Maia, e do Senado, José Sarney, além de ministros de Estado e governadores, terá como tema: Amazônia, uma visão jovem para o futuro sustentável da região.

Entre os convidados estão os ministros das Cidades, Mário Negromonte, da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e da Defesa, Celso Amorim; os presidentes da CNI, Robson Braga de Andrade, da Confederação Nacional do Comércio, Antônio José Domingues e do Conselho Federal de Economia, Waldir Pereira Gomes.

O evento ocorre desde 2007, e tem como objetivo revelar nacionalmente os problemas que afligem a Amazônia, buscando, por meio da mídia, uma interação entre as diversas camadas sociais para o mapeamento de possíveis soluções para a região que detém a maior biodiversidade do mundo.

O presidente da comissão da Amazônia, Gladson Cameli (PP-AC), ressalta que “muito se fala em preservação e a sustentabilidade da Amazônia, mas que estes conceitos são antigos, assim como também não é recente o Plano Amazônia Sustentável (PAS) lançado em 2008, pelo governo federal”. O PAS tem como objetivo definir diretrizes para o desenvolvimento sustentável da Amazônia brasileira e traçar objetivos para a juventude.

Crescimento sustentável
O segundo painel, previsto para ocorrer entre 10 e 13 horas e coordenado pela presidente da subcomissão da Amazônia do Senado, Vanessa Graziotim (PCdoB-AM), terá como tema “Crescimento sustentável das cidades e geração de emprego”.

Além dos ministros das Cidades e da Integração Regional que continuam no simpósio nesta fase, está prevista também a participação da representante da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bertha Becker, e do coordenador da Comissão de Desenvolvimento Regional do Cofecon, Júlio Miragaya.

Capacitação de jovens
À tarde, o simpósio retorna com o tema “Formação e capacitação dos jovens para o futuro sustentável”. Este painel acontecerá entre 15 e 18 horas, sob a coordenação do deputado Gladson Cameli.

À tarde, os convidados para proferir palestras são os seguintes:
- representante dos reitores e reitor da UFPA, Carlos Edilson Almeida Maneschy;
-representante dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica e dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Ifets/Cefets), Eliezer Moreira Pacheco;
-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Yann Evanovick Leitão Furtado;
-representante da União Nacional dos Estudantes (UNE), Fabiano Santos;
-secretária Nacional da Juventude, Severine Macedo;
-representante do SEBRAE, Luiz Eduardo Pereira Barreto Filho; e
- representante da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Petrúcio de Magalhães Júnior.

O início do simpósio está marcado para as 9h30. Os debates ocorrerão no Auditório Nereu Ramos.


Fonte: Agência Câmara