A deputada federal Rebecca Garcia fez um discurso, nesta terça-feira, em defesa da Zona Franca de Manaus, na PEC da Música. Confira o texto na íntegra:
"Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas, em primeiro lugar, obrigadopelos 3 minutos e pela oportunidade de estar aqui, nesta tribuna, defendendo os interesses do meu Estado ou, melhor, defendendo os interesses do meu País, porque o projeto Zona Franca não é um projeto para o Estado do Amazonas, é um projeto para o Brasil. E nós precisamos defender as franjas do nosso País. Tenho certeza de que perder empregos no Amazonas é perder empregos em todo o nosso País.
Quando entrei hoje neste plenário, fui abordada e me disseram que eram ínfimos os empregos que o Amazonas iria perder. Só que um brasileiro desempregado é muita coisa, e um brasileiro desempregado no Estado do Amazonas émuita coisa, sim, se compararmos a população do Amazonas com a de Estados como o de São Paulo, que têm população muito maior.
Oito mil empregos no Amazonas são oito mil famílias que serão desempregadas, oito mil famílias que estarão fora do mercado de trabalho, dando prejuízo ao nosso Estado.
Eu quero, Sr. Presidente, deixar registrado que entendo que houve modificações na PEC do Deputado Otavio Leite que amenizaram o que poderia acontecer de ruim caso aprovada a PEC no Estado do Amazonas,mas registro que este Plenário não está maduro para votar esta PEC. Vocêencontra a grande maioria aqui sem saber o que está sendo debatido dentro desta Casa. E como foi dito aqui anteriormente, os nossos Deputados não têm conhecimento para discernir e para escolher o seu voto. Eles vão precisar seguir uma orientação que não está sendo justa e não está sendo correta.
Eu cito uma frase de Victor Hugo, que dizia: É muito fácil ser bom, difícil é ser justo. E nós não estamos sendo justos. Se formos fazer discurso de justiça aqui, vamos então comparar este debate ao debate do royalty, que pode também beneficiar os pequenos do Norte e do Nordeste, mas estão aqui defendendo o Estado que acha ser o dono proprietário dos royalties do petróleo. É a mesma coisa.
Precisamos gerar emprego, precisamos gerar renda nos Estados menos afortunados, como o Estado do Amazonas, Sr. Presidente.
Agradeço a oportunidade e peço que os nossos colegas Parlamentares tenham um tempo para pelo menos se debruçar e ler.
Deixo registrado que os artistas se decepcionarão porque não receberão...
O SR. PRESIDENTE (Marco Maia) - Muito obrigado, Deputada Rebecca."