12 de dezembro de 2011

Deputada Rebecca Garcia faz discurso contra o uso do crack



Motivada pelo lançamento do Plano de Enfrentamento contra o Crack e Outras Drogas, a deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM), fez um discurso, nesta segunda-feira, no Plenário da Câmara dos Deputados. A parlamentar falou sobre as ações que serão desenvolvidas pelo Plano. Assim, como a realidade no Amazonas, onde o crack já está sendo substituído pelo Oxi, uma droga ainda mais danosa e que vicia mais rapidamente.

Acompanhe o discurso na íntegra:

Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Deputados,

O crack não é maior que o Brasil.

O cenário de homens e mulheres, meninos e meninas atiradas em cracolândias, criando um visão do fim do mundo nas cidades brasileiras, precisa ser combatido com firmeza e decisão.

O Plano de Enfrentamento ao Uso do Crack e outras Drogas, lançado na quarta-feira da semana passada pela Presidenta Dilma Rousseff, é mais uma prova da seriedade com que a administração federal está sendo tocada.

O programa é abrangente e vai desde o atendimento ao dependente químico e a seus familiares, o combate ao tráfico de drogas e chega à prevenção ao uso dessas substâncias.

Com os 4 bilhões de reais que estão sendo alocados para o Plano, a Presidenta Dilma mostra ao tráfico de drogas que o Brasil não está disposto a abrir mão de seus filhos e vai resgatá-los, onde quer que estejam, combatendo essa tragédia humana nas ruas e nos hospitais, preparando as instituições do Sistema Único de Saúde para receber os dependentes químicos.

Os jovens que têm contato com o álcool até os 18 anos aumentam em cinco vezes a possibilidade de se tornarem dependentes químicos e ampliam em cinco vezes, também, a possibilidade de terem contato com as drogas. Isso significa que o combate proposto pelo Governo da Presidenta Dilma precisa ser estendido às famílias, onde cada pai e cada mãe devem explicar o processo danoso que se inicia, às vezes até sob um manto de inocência, e degringola para o submundo e a degradação humana.

O Plano de Enfrentamento ao Uso do Crack e outras Drogas vai capacitar 170 mil líderes comunitários, até 2014, para lutarem nessa guerra seríssima, brigando para evitar que o drama humano da dependência do crack continue se alastrando pelo Brasil; Reformará 2.400 leitos hospitalares, que serão destinados aos usuários, ao custo de 670 milhões e 600 mil reais; preparará 210 mil professores para o Programa de Prevenção do Uso de
Drogas na Escola e 3.300 policiais militares do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Cerca de 2,8 milhões de alunos deverão ser beneficiados por ano com a ação.

No momento do lançamento do programa, a Presidenta Dilma assinou Medida Provisória que institui o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp). E hoje deve estar chegando ao Congresso Nacional projeto que altera o Código de Processo Penal para acelerar a destruição de entorpecentes apreendidos pela polícia e agilizar o leilão de bens com origem no tráfico.

No Amazonas, Estado com vasta fronteira, que tenho a honra de representar neste parlamento, o crack já está sendo substituído pelo Oxi, uma droga ainda mais danosa e que vicia mais rapidamente. Isso demonstra que o tráfico tem outras armas para disparar e que ou paramos essa escalada de degradação ou mergulharemos cada vez mais no abismo da dependência.

Faço um apelo a todos os meus pares para que contribuam, ajudando a agilizar a aprovação das medidas que fazem parte do Plano, e divulguem esse trabalho em seus Estados. Não se trata de um projeto político e sim da luta pela qualidade de vida nos espaços urbanos brasileiros e a própria sobrevivência das famílias.

O crack não é mais forte que o Governo brasileiro, como disse o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, no lançamento do Plano de Enfrentamento ao Uso do Crack e outras Drogas.

Cabe a cada um de nós, brasileiros, provar que podemos ser mais fortes que o tráfico de drogas, na luta por um futuro mais saudável de nossos filhos e nossas filhas.

Muito obrigada.


Rebecca Garcia
Deputada Federal PP/AM



Foto: Leonardo Prado