O Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), inicia na próxima segunda-feira, dia 16 de janeiro, o treinamento em “Halliwick”, técnica que prepara o profissional para ensinar natação a pessoas com deficiência. O curso é inédito no Amazonas e será ministrado pelo professor Mauricio Koprowski Garcia, doutorando pela Universidade de Medicina de São Paulo.
Esta é a primeira capacitação dos profissionais selecionados no processo seletivo para atuar no “Viver Melhor Atividades Motoras”, cujas atividades serão desenvolvidas nos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis) Elisa Bessa Freire, bairro Jorge Teixeira, e Cinthia Régia Gomes do Livramento, no bairro Nova Vitória, ambos na zona leste.
Até o dia 2 de fevereiro, 32 profissionais, entre assistentes sociais, professores de educação física e de educação artística e fisioterapeutas, aprenderão sobre concepção e planejamento aquático, noções de salvamento e ainda o método inglês de natação para deficientes. As aulas serão no Ceti Elisa Bessa Freire (Avenida Itaúba, s/nº) e Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Rua Gandú com a Avenida Noel Nutles, nº 119, Núcleo 8, Cidade Nova, zona norte).
O Viver Melhor Atividades Motoras é uma das vertentes do programa Viver Melhor, implantado pelo governador Omar Aziz em dezembro do ano passado e que reúne um conjunto de ações voltada às pessoas com deficiência. O programa contempla as vertentes Acessibilidade, que consiste na reforma e adaptação de casas para facilitar o dia a dia da pessoa com deficiência, e Reabilitação, com atendimentos médico, psicológico e de assistência social a essa parcela da população.
No segmento de Atividades Motoras, o programa visa promover a independência e a autonomia das pessoas com deficiência por meio da prática de atividades esportivas adaptadas de forma multidisciplinar, com vistas ao desenvolvimento integral dos deficientes. A ideia é que os espaços dos Cetis, como piscinas, salas de dança, consultórios, entre outros, sejam ocupados com atividades fisioterápicas e de educação física.
Fonte: Agecom
Foto: Chico Batata