O governador do Amazonas, Omar Aziz, lançou na manhã desta quinta-feira, 16 de fevereiro, a primeira fase do Programa Ronda no Bairro, além de anunciar reajuste para as Polícias Militar e Civil. O programa começa a partir da zona norte de Manaus, onde a nova metodologia baseada no policiamento comunitário e na proteção do cidadão já está sendo empregada. “É uma nova forma de fazer Segurança Pública no Estado, com foco no cidadão, tornando a polícia mais proativa e preventiva, a partir da intensificação do patrulhamento nas ruas, além de consolidar a atuação integrada dos órgãos de segurança”, ressalta o governador, ao destacar o ineditismo do programa no Brasil.
Na ocasião do lançamento do Ronda no Bairro foi inaugurado o complexo onde passam a funcionar a nova estrutura que integra o Comando de Policiamento da Área Norte (CPA Norte), o 27º Distrito Integrado de Polícia (27º DIP), a 27ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) e a Delegacia Seccional Norte, na rua Coronel Sávio Belota, no bairro Novo Aleixo. Em seguida foram inauguradas as novas instalações do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), na avenida André Araújo, zona centro-sul, que foi ampliado e modernizado e agora passa a funcionar como Centro de Comando e Controle. Na presença da imprensa, o governador Omar Aziz acompanhou a uma demonstração do uso das novas tecnologias empregadas no Ronda no Bairro.
“Eu acho que é um novo momento. Se deixa claro que com investimento é possível fazer mudanças. Agora é esperar que a gente possa reduzir a criminalidade e que a polícia integrada possa servir a população, mas a população tem que fiscalizar e ser proativa”, disse o governador ao ressaltar que o novo modelo de segurança é baseado na prevenção. “O importante para nós é evitar que o crime aconteça. Estamos lutando pela prevenção para que o cidadão possa ter tranquilidade ao saber que tem alguém cuidando da sua segurança”.
De acordo com o planejamento, o Ronda no Bairro será implantado em fases. A partir de abril, quando encerra o treinamento de cerca de 2.500 policiais aprovados no concurso da Polícia Militar e com o ingresso deles na corporação, o programa começa a se estender para as demais regiões, partindo da zona leste. “Até lá estaremos com toda a estrutura da zona leste pronta”, disse o governador ao lembrar que está construindo 13 novas delegacias, ampliando as outras estruturas já existentes, equipando-as e dotando-as de tecnologia necessária.
A nova estratégia de segurança, que num segundo momento será expandida para o interior do Estado a partir dos municípios da Região Metropolitana de Manaus, divide a cidade em 192 setores, distribuídos nas seis zonas geográficas – Norte, Sul, Centro-Sul, Leste, Oeste e Centro-Oeste. A divisão territorial permite a ocupação plena dos espaços com base no sistema de georreferenciamento. Cada setor ou área abrange um raio médio de 1,5Km2 a no máximo 3Km2, o equivalente a sete quarteirões. Nesse quadrante, uma ronda fixa com 18 policiais, amparados por uma viatura embarcada com tecnologia moderna e duas motocicletas, vai atuar no policiamento ostensivo 24 horas por dia. O planejamento das ações é feito de modo que a polícia passe a utilizar 99% do seu tempo na proteção do cidadão e apenas 1% na repressão qualificada.
A estratégia, segundo o governador Omar Aziz, é garantir uma maior interação entre a polícia e a comunidade, estabelecendo uma relação de confiança mutua. Cada viatura que cobre o setor terá um número específico de telefone para o qual o morador da área deverá ligar e denunciar a ocorrência (confira lista com os números). Os moradores devem receber um folder explicativo no qual também constará o número do telefone e a foto dos policiais que atuam na sua área. As chamadas também podem continuar sendo feitas para o número 190, que continua ativo.
Fonte: Agecom
16 de fevereiro de 2012
quinta-feira, fevereiro 16, 2012