7 de março de 2012

Código Florestal: manifestantes protestam contra texto em análise na Câmara e pedem veto a Dilma

Sem esperanças com relação ao texto do novo Código Florestal que vai sair do Congresso Nacional, cerca de 1000 manifestantes pediram nesta quarta-feira em Brasília que a presidente Dilma Rousseff vete a proposta que deve ser votada na semana que vem pela Câmara.

Para o Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, que reúne quase 200 organizações da sociedade civil brasileira, tanto o projeto que saiu da Câmara quanto o que saiu do Senado são ruins. Agora, a Câmara deve revisar a proposta aprovada no Senado.


Segundo os ambientalistas, os dois textos promovem mais desmatamento, redução de áreas protegidas e anistia a desmatadores.


Boa parte dos manifestantes faz parte da campanha Mangue Faz a Diferença. Eles afirmam que as propostas em análise facilitam a criação de camarões nos manguezais, o que prejudica a atividade de milhares de famílias que vivem da captura de caranguejos. Este é o caso do piauiense Adílson de Castro, de 23 anos, que participou de sua primeira manifestação em Brasília: "Estou gostando porque o pessoal está bastante empolgado. Tomara que realmente tenha resultado"

A advogada paulista Patrícia Martins, voluntária da SOS Mata Atlântica, também manifestou esperança de que o movimento influencie o trabalho dos deputados: "A esperança eu acho que a gente sempre tem um pouco. Mas tudo indica que não. Por isso que a gente já está pedindo que ela vete. Porque a palavra final é dela, né?"

Para o coordenador de Mobilização da SOS Mata Atlântica, Beloyanis Martins, a pressão agora tem que ser em cima do Executivo: "Não tem mais esperança no Congresso. A esperança é que a presidenta barre esse projeto. Ela prometeu na campanha em público e a gente agora exige que ela cumpra essa promessa"

Os manifestantes fizeram um cartaz humano com os dizeres Veta Dilma e pretendem voltar na semana que vem quando o projeto deverá ser votado na Câmara.

A Deputada Federal Rebecca Garcia irá participar da reunião que acontecerá hoje, às 14horas, com o relator do Código Florestal (PL1876/99), Deputado Paulo Piau (PMDB-MG), para a discussão do relatório que será apresentado na semana que vem.

Fonte: Agência Câmara