A Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) realizou nesta segunda-feira (05.03), o lançamento da I Semana da Mulher. A ação é realizada em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de Março, e vai até a próxima quinta-feira (07.03). As atividadesserão realizadas nas dependências da delegacia, na Avenida Mário Ypiranga, s/n, Conjunto Eldorado, bairro Parque 10, Zona Centro-Sul.
Segundo a delegada titular da DECCM, Lia Carneiro, a ação será promovida com forma de orientar e conscientizar as mulheres a procurar seus direitos. "O intuito de fortalecer ações de combate à violência", disse. A Semana, segundo explicou a delegada, terá a orientação de diversos órgão públicos e intuições de apoio para garantir conhecimento sobre serviços sociais para o público feminino.
Nas dependências da especializada, serão realizadas atividades como expedição de Carteira de Identidade, emissão de Carteira de Trabalho, palestras, orientação sobre as leis e direitos do cidadão por meio da Defensoria e orientação para cadastro no programa Bolsa Família, do Governo Federal.
O evento contou com a presença da primeira dama do Estado, Nejmi Aziz, que comentou sobre a programação para comemorar o Dia Internacional. "Quero agradecer o convite e dizer que este é apenas o primeiro dos eventos que realizaremos ao longo do mês de março para comemorar a nossa data".
Além de serviços da área jurídica, a ação também oferece consultas ginecológicas, preventivos e mamografia, cuidados estéticos com manicure e cortes de cabelos.
A deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM) que faz parte da Comissão de Inquérito do Senado que luta pelo fim da Violência da Mulher, falou sobre a preocupação do Governo em amparar às mulheres amazonenses.
"Eu faço parte da Comissão e ouvimos casos de todos os lugares e acabamos conhecendo a rede de atendimento de outros Estados. E eu posso dizer que nós do Amazonas temos uma das melhores redes para atender a mulher vítima da violência, como a Casa Abrigo e essa Delegacia Especializada. Isso porque temos um governo que se preocupa com a mulher", completou Rebecca.