3 de maio de 2012

Deputada Rebecca Garcia faz palestra na UFAM sobre situação dos recursos hídricos amazônicos





A situação dos recursos hídricos amazônicos, discutida no Fórum das Águas de Manaus, será tema da palestra apresentada pela deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM) nesta sexta-feira (4/5), às 13h, no auditório da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Em sua apresentação, a deputada amazonense vai abordar os resultados das quatro edições do Fórum das Águas, evento promovido pela parlamentar em parceria com os deputados estaduais Conceição Sampaio (PP) e Marcelo Ramos (PSB). Segundo Rebecca Garcia, os debates do Fórum resultaram na formulação de propostas para melhorar os problemas enfrentados pela cidade com serviços precários de abastecimento de água e de saneamento básico.
A palestrante também vai mostrar os avanços obtidos com a realização do Fórum como a aprovação do Plano Diretor de Resíduos Sólidos de Manaus; a criação da Secretaria de Estado de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos (SEMGRH); e a vaga no Conselho Nacional de Recursos Hídricos, conquistada pelo Estado do Amazonas.
Rebecca Garcia apresentará os estudos feitos pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e pelo Instituto de Pesquisa da Amazônia (INPA) que apontam o uso desordenado e indevido dos mananciais subterrâneos de águas da cidade. De acordo com ela, essa situação requer urgente implantação de ações de ordenamento e de fiscalização.
Ela também falará sobre os principais gargalos para a solução dos problemas diagnosticados, que em sua avaliação estão mais relacionados à vontade política e à mobilização social do que a elaboração de novas legislações. “Não necessitamos de novas leis, pois já contamos com um marco legal bastante sólido”, afirma a deputada.
O debate com a deputada faz parte do ciclo de palestras promovido pelo Departamento de Hidráulica e Saneamento Básico da UFAM, desde o mês passado e se estenderá até segunda-feira (7). O convite à parlamentar foi feito pelo coordenador do curso de Saneamento Básico da Faculdade de Tecnologia, Elias Simão Assayag.