A deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM) está conversando com seus colegas do parlamento para acelerar a tramitação do substitutivo apresentado ao projeto de lei (PL) 7421/2010, que estabelece a obrigatoriedade da neutralização das emissões de gases de efeito estufa, decorrentes da realização da Copa do Mundo de 2014.
A proposta está parada desde novembro do ano passado na Comissão de Finanças e Tributação, aguardando a votação do parecer da deputada Carmen Zanotto, que indica a aprovação da matéria por não gerar aumento ou diminuição da receita ou das despesas públicas.
Rebecca Garcia apresentou um substitutivo ao PL 7421/2010 do Senado, que torna obrigatória a adoção de medidas para neutralizar, por meio de ações de compensação, as emissões de gases de efeito estufa decorrentes das atividades de planejamento, divulgação e realização dos eventos relacionados à Copa do Mundo de 2014. O substitutivo da deputada amazonense estende a obrigatoriedade das medidas também para os Jogos Olímpicos de 2016.
O projeto define como medidas compensatórias a redução do desmatamento nos biomas brasileiros; o uso de energia renovável nos estádios, vilas olímpicas e demais obras construídas para os eventos; e a recuperação de áreas degradadas com plantio de florestas nativas.
Segundo a deputada, os recursos arrecadados com a comercialização dos créditos de carbono decorrentes das ações de compensação deverão ser partilhados igualmente entre o poder público e o responsável pelo evento. Os recursos destinados ao poder público deverão ser empregados na realização de campanhas educativas sobre as mudanças climáticas globais.
6 de junho de 2012
quarta-feira, junho 06, 2012
Comissão de Finanças e Tributação, copa do mundo, jogos olímpicos, projeto de lei 7421/2010, rebecca garcia, substitutivo ao PL 7421/2010