O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Governo (Segov), está fortalecendo sua política de habitação no interior e promovendo uma série de ações para entregar mais de quatro mil casas do programa “Minha Casa, Minha Vida”.
As ações estão sendo coordenadas pela secretária de Governo, Rebecca Garcia, que tem disponibilizado às prefeituras apoio técnico, além de orientação para escolha de terreno e sobre a aquisição do recurso. Os municípios que serão beneficiados, nos próximos meses e que já estão com o convênio assinado e projetos em tramitação, são Manacapuru (com 667 casas populares), Novo Airão (com 350 unidades), Autazes (com 150), Manaquiri (com 110 residências), Silves (com 100 casas) e Careiro da Várzea (com 100 unidades).
Um dos municípios do interior que está adiantado em relação aos outros, inclusive com o início das obras é Coari (distante 363 quilômetros de Manaus). Ao todo, serão entregues 540 casas, além de condomínio com salão social para terceira idade, playground, equipamentos de captação de energia solar, acessibilidade e salão para festas.
“Além da zona urbana, também serão beneficiadas famílias da zona rural. O objetivo é atingir as famílias mais carentes de cada cidade. É um fortalecimento do programa habitacional do Governo do Amazonas, com ênfase nas cidades do interior. Para cumprir as metas, vale destacar o empenho do governador Omar Aziz e do apoio da presidenta Dilma (Rousseff), por meio do Ministério das Cidades. O governador Omar é um dos principais entusiasta desse programa”, comentou Rebecca.
Segundo a secretária, o Governo assinou contrato para mais duas mil casas populares que serão construídas em municípios com menos de 50 mil habitantes. “A ideia é atingir 47 cidades das calhas do Solimões, Purus, Alto Solimões, Rio Negro, Juruá, Baixo Amazonas e Madeira”, disse.
“Além de tudo isso, também estamos lutando para liberar aproximadamente R$ 500 milhões que serão destinados a construção de oito mil casas para os atingidos pela enchente histórica, que assolou o Amazonas no ano passado. Fiz várias reuniões nos ministérios das Cidades e da Integração para garantir esse recurso. O Governo do Amazonas enviou todos os documentos necessários para o convênio, inclusive com as fichas de cadastros das oito mil famílias que serão beneficiadas. Ainda, esse mês, vou a Brasília tratar pessoalmente sobre o assunto”, afirmou Rebecca.