19 de março de 2014

Na Câmara dos Deputados Rebecca chama de oportunistas discussões sobre ZFM

A deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM) usou mais uma vez a tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília, para solicitar que o presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves, coloque a PEC da Zona Franca de Manaus (ZFM) em pauta e, assim, acabe com as discussões “oportunistas”, típicas de ano eleitoral. O discurso da parlamentar amazonense foi realizado, hoje, dia 19.

“Acho que um país precisa, sim, proteger a sua economia, e o nosso País, com muita competência, tem protegido a economia automobilística no Sudeste e protegendo os incentivos no Norte para que tenhamos soberania. Agora é preciso que o nosso presidente (deputado Henrique Eduardo Alves) coloque isso em pauta para que se acabe com essas discussões oportunistas, em ano de eleição. Gostaria que os nossos líderes (partidários) e o nosso presidente coloque em pauta a prorrogação da Zona Franca para que se acabe com esse oportunismo”, disse.

Rebecca Garcia falou também sobre dados que indicam que uma das principais funções do Polo Industrial de Manaus (PIM) é “a de um catalisador econômico que, de um lado, alivia a pressão sobre a floresta amazônica, e, por outro lado, é capaz de canalizar recursos financeiros para a educação e o desenvolvimento de tecnologias e inovações de processos econômicos sustentáveis ao longo prazo”, afirmou a parlamentar.

Segundo a deputada, essa afirmação foi feita pelo professor Norberto Fenzl, que é PhD e consultor da Community Research Development Information Service (CORDIS) da União Europeia (UE), importante instituto de pesquisa. A UE tem questionado o Brasil pelos incentivos da Zona Franca e do Inovar-Auto, da indústria automobilística brasileira.