Apresentei dois requerimentos em reuniao nesta manhã de quarta-feira (05) na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CAINDR). O primeiro versa sobre a questão do redutor populacional, que vem sendo empregado de forma errônea no Estado do Amazonas. Os municípios tem sofrido penalidades com a diminuição do repasse de recursos estaduais. Um problema derivativo do último censo nacional, penalizando as prefeituras que têm nesses recursos, sua principal fonte de investimento em infraestrutura.
Um dos casos mais explícitos é do município Urucurituba, cujo coeficiente de participação caiu pela metade, de 1,2 para 0,6. Programas e projetos como Calha Norte, Luz Para Todos, Bolsa Família, Agricultura Familiar e o Gasoduto Coari/Manaus, são evidência que comprovam a tese de que a população dos municípios do interior têm recibo atrativos econômicos e sociais para permanecerem em seus locais de origem.Para sanar este problema, convoquei audiência pública com a presença do prefeito do município de Uricurituba-AM , Sr.Edivaldo Silva, do Presidente do IBGE, Sr. Eduardo Pereira Nunes e o Presidente da Associação dos Municípios, Sr.Anderson José de Souza, a fim de discutirmos um novo modelo de execução do redutor populacional e um novo censo na região amazônica, para repararmos o problema o quanto antes.
O segundo requerimento, trata da questão agrícola e florestal do Amazonas sob a ótica do produtor, daquele que desempenha papel de lavrar, cuidar, produzir produtos primários. Em recente materia na imprensa, foi divulgada a liberação de R$ 2 milhões para a melhorar a infra-estrutura dos 66 escritório do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável dos Amazonas (Idam). É papel fundamental de nós parlamentares, acompanharmos a distribuição destas verbas. Além disso, é necessário que seja estimulado o fomento à pesquisa e à extensão rural, como forma de assegurar o trabalhor à terra. Uma outra alternativa ecônomica são novas linhas de financiamento que poderiam trazer melhores taxas e condições de pagamento aos produtores.