Participei do lançamento do Projeto Gestão Socioambiental da Agua nesta quinta-feira (08/11) em Brasília. A iniciativa tem a parceria da Fundação SOS Mata Atlântica, da Coca-Cola Brasil, Brasal fabricante autorizado no Distrito Federal e da Associação Amigos do Futuro.
Esta é a primeira etapa do programa, que promoverá o uso sustentável do recurso natural, a conscientização dos habitantes ribeirinhos e o desenvolvimento de ações locais de análise e monitoramento da água em vinte bacias hidrográficas.
O Sistema Coca-Cola Brasil, composto pela Coca-Cola Brasil e 17 fabricantes autorizados, tem como prioridade o uso eficiente e racional da água, sua principal matéria-prima. Por este motivo, o programa será aplicado nas demais regiões do País, sempre com o apoio do fabricante local e da Coca-Cola Brasil.
O Projeto Gestão Socioambiental da Água é um programa de educação ambiental e mobilização que utiliza o monitoramento da qualidade da água como instrumento de sensibilização e participação social. O objetivo é sensibilizar, organizar e capacitar pessoas para a gestão integrada de recursos hídricos. Para tanto, serão utilizados kits para análise periódica da qualidade da água dos rios previamente escolhidos, além de atividades de conscientização, realizadas por meio de seminários e encontros técnicos que proporcionarão a aproximação das comunidades envolvidas, das empresas e usuários da água, dos representantes do setor público e dos responsáveis pela gestão da água.
Para cada região hidrográfica serão fornecidos kits de análise para monitoramento da qualidade da água. No total, o projeto deverá fornecer 200 kits e envolver 8 mil pessoas.
“A Coca-Cola Brasil, junto com a Fundação SOS Mata Atlântica e com nossos fabricantes regionais, está oferecendo à sociedade os meios para que ela possa controlar a qualidade da água das bacias hidrográficas que abastecem suas cidades. A participação direta da sociedade, de forma voluntária, faz parte do desenho básico deste programa. O objetivo é trazer a sociedade mais para perto das discussões tão importantes como as do uso e da qualidade da água”, explicou Jack Corrêa, vice-presidente de Assuntos Governamentais da Coca-Cola Brasil.
No início, serão selecionadas bacias e regiões hidrográficas consideradas importantes para o desenvolvimento do projeto, abrangendo bacias hidrográficas onde estão localizadas as fábricas da Coca-Cola Brasil. A primeira fase acontece no Distrito Federal, especificamente na Bacia Hidrográfica do Paranoá, abrangendo os rios Riacho Fundo; Córrego do Urubú; Córrego Vicente Pires; Ribeirão do Torto; e Córrego Guará. Serão envolvidos cinco grupos de voluntários, sendo quatro de escolas da região e um da comunidade. Cada grupo fará coleta mensal em dois pontos dos rios, totalizando 10 pontos analisados.
As oficinas de capacitação têm o objetivo de organizar grupos que, ao longo de doze meses, farão coletas e análises da qualidade da água dos rios, identificarão problemas e, em conjunto com a Fundação SOS Mata Atlântica, por meio da Rede das Águas, elaborarão projetos e ações locais para a conservação e recuperação da água.
Os resultados das atividades e ações serão disponibilizados no endereço eletrônico da Rede das Águas – www.rededasaguas.