Do Blog do Holanda:
Os empresários da Zona Franca de Manaus estão numa cruzada para provar que podem produzir o conversor para a tv digital a 60 dólares. Na verdade não dispõem da tecnologia para isso. Estão produzindo hoje um tipo conversor que permite à tv analógica receber o sinal digital, mas não interagir com a programação. Na prática, esse conversor serve para maquiar a TV atual.
Melhora a imagem, o som e nada mais que isso. Como a maioria da população tem tv, é possivel que haja uma corrida para esse tipo de conversor, mas o que estará sendo vendido é uma ilusão.
Como redes de televisão vão transmitir durante alguns anos os dois sinais para a TV analógica e a digital, o mais correto é o consumidor esperar. Adquirir o conversor inteligente, que hoje custa em torno de R$ 800, a medida em que houver escala, o0 que deve empurrar os preços para baixo.
Por enquanto, as indústrias da Zona Franca têm pouco ou nada a oferecer, embora o discurso seja o de que o governo federal está equivocado. Não está.
O que não se pode vender para o consumidor é a ilusão de que o conversor produzido em Manaus vai tornar o aparelho analógico – esse que você tem em casa – numa espécie de genérico da televisão digital. Não vai. E empresários e governo precisam jogar limpo com o consumidor.
www.blogdoholanda.com