O prazo de funcionamento da Comissão Mista Especial sobre Mudanças Climáticas foi prorrogado até 18 de junho de 2008, conforme requerimento aprovado nesta quarta-feira em sessão do Congresso Nacional. A prorrogação foi solicitada pelo relator e pelo presidente da comissão, senador Renato Casagrande (PSB-ES) e deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), respectivamente.
De acordo com Casagrande, a prorrogação é necessária para dar seqüência aos trabalhos e permitir o encaminhamento das propostas apresentadas no relatório final, aprovado na última quinta-feira (13). A comissão foi criada para acompanhar, monitorar e fiscalizar as ações referentes às mudanças climáticas no Brasil.
País agrícola
O relatório de Casagrande apresentou as recomendações do colegiado para enfrentar os problemas causados pelo aquecimento global. O deputado Ricardo Barros (PP-PR) disse que o assunto precisa receber "máxima atenção", pois, segundo ele ressaltou, o Brasil é um País predominantemente agrícola e as mudanças climáticas poderão interferir na produção.