24 de janeiro de 2008

SOCIEDADE - O descaso com o Transporte público. Até quando?

Todas capitais brasileiras enfrentam problemas de transporte urbano. Umas mais, outras menos. Excesso de velocidade dos condutores, falta de veículos, paradas, trabalhadores treinados, cobranças indevidas e altas demais para a população pagar, ausência de planejamento viário, entre outros. No começo dos anos 2000, a cidade de São Paulo viveu um momento de renovação de sua frota e de construção de novos corredores de ônibus. Atualmente Brasília inicia seus primeiros passos para a implantação do programa "Brasília Integrada". Já Curitiba é uma das primeiras a criar um sistema eficiente que agrada grande parte de sua população.
O administrador que assumir a prefeitura de Manaus, deverá conhecer todos estes projetos bem geridos e planejados, adequando cada um para a realidade regional e não se esquecendo que a frota de automóveis cresce assustadoramente a cada ano.

Leia abaixo matéria publicada no blog do jornalista Raimundo Holanda - http://www.blogdoholanda.com/ - sobre a questão do transporte urbano no município de Manaus - AM, intitulada "Retrato do Descaso".
E mais abaixo, artigo sobre o transporte público de Curitiba-PR.


http://www.blogdoholanda.com/news/detail.asp?iData=1400&iCat=623&iChannel=1&nChannel=News

A DIFERENÇA - Sistema de Transporte Coletivo Mais Diferenciado do Brasil



A partir de 1974, Curitiba passou a dispor do Sistema de Ônibus Expresso, o chamado metrô de superfície. Trata-se de uma solução inédita para ligação entre o centro e os bairros por vias exclusivas. Assim foi criado o sistema trinário de vias, que tem ao centro uma canaleta exclusiva para o Expresso, ladeada por duas vias de tráfego lento, em sentidos opostos. Paralelamente existem ainda duas ruas de tráfego rápido. A canaleta possibilita o aumento da velocidade média dos ônibus sem comprometer a segurança dos passageiros.

Atualmente são 72Km de vias exclusivas, que cruzam a cidade nos sentidos Norte, Sul, Leste, Oeste e Sudeste (Boqueirão). Os grandes eixos são complementados por 270Km de linhas alimentadoras e 185Km de linhas interbairros. Somado às linhas convencionais, o sistema de transporte urbano de Curitiba cobre toda a área do município.Implantado nos anos 70 com a preocupação de privilegiar o transporte de massa, o sistema é reconhecido por aliar baixo custo operacional e serviço de qualidade. Cerca de 1,9 milhão de passageiros são transportados diariamente.Ganhador de diversos prêmios internacionais. O mais recente, concedido pela prestigiosa instituição inglesa Building and Social Housing Foundation, é apenas um exemplo. Outro é a classificação do sistema como "exemplar", feita pelo Worldwatch Institute, um dos maiores institutos de pesquisa ambiental dos Estados Unidos.


O grande diferencial do transporte curitibano é dispor de tarifa integrada, permitindo deslocamentos para toda a cidade pagando apenas uma passagem. Cada pessoa pode compor seu próprio percurso, já que o sistema é integrado por meio de terminais e estações-tubo. Os terminais são pontos de integração localizados nos extremos dos eixos estruturais. Os usuários que moram nas regiões vizinhas chegam até um dos 21 terminais existentes por meio de "linhas alimentadoras". De lá podem escolher qualquer percurso pagando apenas uma tarifa. Os ônibus da Linha Expresso complementam o trajeto até o centro da cidade. Qualquer outro ponto de Curitiba pode ser alcançado com os ônibus da Linha Interbairros e Ligeirinho.Já as estações-tubo, são 351 plataformas de embarque e desembarque, no mesmo nível da porta de acesso dos ônibus da Linha Direta, apelidados de "Ligeirinhos".

A tarifa é paga antecipadamente, na própria estação, dispensando-se a presença do cobrador no interior do coletivo. Os veículos percorrem os trajetos em menor tempo, dispondo de estações-tubo a cada 800 metros, em média.A cobrança antecipada da tarifa provoca economia de tempo para o usuário de até uma hora por dia. E, em relação ao sistema convencional, economiza até 18% do custo operacional. Ao todo, 195 estações-tubo são dotadas de elevadores para deficientes físicos. A Rede Integrada de Transporte está voltada também para os deficientes físicos. Eles têm elevadores ou rampas de acesso aos terminais de ônibus e estações-tubo. Há, ainda, quatro linhas especiais, equipadas para facilitar a vida dos portadores de deficiências físicas. Em caráter complementar, o transporte de alunos do ensino especial é feito por linhas exclusivas, que buscam o estudante em sua residência.