13 de fevereiro de 2008

Artigo - Centro dos bairros



Qualidade de vida é um bem precioso que devemos cultivar. Foi pensando nessa premissa, verdadeira, que eu decidi mergulhar num projeto voltado para a revitalização dos bairros de Manaus. Nossa cidade é carente de áreas de lazer e entretenimento, isso sem falar em outras opções que vão de um arco que se estende do turismo à arte.

Os moradores dos bairros precisam garimpar espaços onde possam se exercitar, fazer uma atividade física, fugir do sedentarismo. Sem esses espaços, criamos um campo fértil para o ócio, a marginalidade, a falta do que fazer. O poder público deve agir como importante ferramenta para reverter esse quadro. Não se trata aqui de mero discurso, mas de absoluta necessidade.

Nas visitas aos bairros, na campanha política ou nos momentos de folga das minhas atividades em Brasília, como deputada federal, tenho observado a necessidade de investir mais nos bairros. Uma das primeiras iniciativas será descentralizar a administração. Pretendo criar seis subprefeituras nas seis zonas da cidade. Essa nova estrutura dentro do organograma da administração municipal representa estender os tentáculos da máquina pública a todas as áreas da cidade. Tudo isso será feito de forma efetiva e eficaz, uma vez que cada subprefeitura contará com os serviços essenciais para agir em suas áreas de atuação, seja ela numa ação de simples tapa-buraco ou no atendimento na saúde.

Estaremos, dessa forma, voltando os olhos verdadeiramente para todos os rincões de uma metrópole que se agiganta em ritmo frenético. Nossos bairros, por exemplo, são carentes de áreas de lazer. Criar centros de múltiplas funções nos quais as pessoas possam se exercitar, ocupar seu tempo praticando esporte ou fazendo outra atividade, é importante para melhorar a vida dentro das comunidades de Manaus. São obras relativamente simples, possíveis de serem feitas dentro do orçamento municipal.

Tenho observado com muito cuidado esse aspecto, afinal muitos prometem sem poder cumprir. Quando digo que uma obra dessa é simples, é porque penso na utilização correta do orçamento municipal, ou seja, na destinação do dinheiro para os devidos fins. Outro detalhe importante, até mesmo para descentralizar o Centro da cidade, é investir no Centro dos bairros. A Prefeitura entra com a máquina para melhorar a infra-estrutura das ruas que vivem e pulsam o comércio, dotando-as das condições necessárias para torná-las atraentes.

Muitos bairros de Manaus já contam com um comércio incipiente. Posso citar alguns, como o Educandos, que tem em sua rua principal, um comércio histórico em nossa cidade, o São José, o Jorge Teixeira, o Alvorada, Parque 10, dentre tantos outros. Quando penso no bairro de Educandos, não posso deixar de lembrar que esse local tradicional de nossa cidade, antigo bairro de Constantinópolis, tem uma orla, ali no Amarelinho, que precisa ser revitalizada. É uma área nobre, de frente para o rio Negro, mas que hoje se encontra praticamente abandonada. Da mesma forma, penso no São Raimundo, outro bairro tradicional de Manaus. A orla desse cantinho da cidade vizinho ao Centro é fantástica, mas se vista com os olhos do futuro. É que, hoje, vive escondida atrás de uma fachada de casas. Investir na orla do São Raimundo é necessário. Nosso projeto de revitalização dos bairros está caminhando para ser apresentado brevemente. Invisto nisso porque entendo que cuidar da cidade é como cuidar da própria casa.