29 de fevereiro de 2008

POLÍTICA - Parlamentares suecos participam de debate na Câmara








Participei nesta quarta-feira (27.02) juntamente com Integrantes das comissões da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de um debate com a delegação de deputados da Comissão de Meio Ambiente e Agricultura da Suécia. A comitiva veio a Brasília em busca de garantias de que produtos brasileiros como carne e madeira, exportados para a Suécia, não sejam responsáveis pela derrubada da floresta amazônica.

Na ocasião discutimos também questões referentes ao etanol e biodiesel brasileiros, desmatamento, energias eólica e solar, entre outros temas ambientais. Um de meus questionamentos ao grupo foi a cerca da valorização da floresta em pé, isto é, os ganhos de crédito de carbono a países como o Brasil pela manutenção de suas florestas intocadas ou mesmo sob a influência antrópica com manejo florestal. Após o encontro, a delegação reuniu-se com o presidente da Casa, Arlindo Chinaglia.

Visita anterior

Nesta terça-feira (26), os parlamentares suecos estiveram reunidos com a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Na reunião, Ola Sundell afirmou que o embargo da União Européia imposto à carne brasileira é resultado de programas sanitários. Em sua avaliação, no entanto, o assunto será resolvido nas próximas semanas. Segundo o deputado, a suspensão do embargo interessa não apenas ao Brasil, mas também aos consumidores suecos.

No encontro de ontem, os suecos também receberam informações sobre a produção de etanol.