Para comprovar as imagens da matéria abaixo, as informações publicadas hoje no Jornal Folha de São Paulo.
Amazônia perde área igual a 40% de SP só em janeiro
"Em janeiro, enquanto o governo divulgava medidas para tentar conter o ritmo acelerado de desmatamento na Amazônia, uma área equivalente a 40% da cidade de São Paulo foi devastada na região, informa reportagem de Marta Salomon publicada na Folha.
Os satélites do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) detectaram o abate de 639,1 km2 de florestas no mês, segundo dados consolidados. O desmatamento em janeiro foi menor do que em novembro e dezembro do ano passado, mas supera os números nos três meses anteriores (agosto, setembro e outubro).
Em janeiro teria começado a valer a moratória anunciada pela ministra Marina Silva (Meio Ambiente) à derrubada de árvores por meio da suspensão de novas autorizações para corte de árvores nos 36 municípios com maiores índices de devastação na Amazônia.
Em fevereiro, o governo iniciou a Operação Arco de Fogo, que tem como objetivo patrulhar a Amazônia e deter o desmatamento na região.
Com um efetivo de cerca de mil homens na região, a operação já passou por Rondônia, Pará e Mato Grosso --os dois últimos são os que mais desmatam.
Informações mais precisas sobre a área desmatada na Amazônia só serão divulgadas no segundo semestre do ano.