2 de abril de 2014

Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados vem ao Amazonas debater gargalos e potencialidades do setor primário



Atendendo solicitação da deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados fará uma “Mesa Redonda” no Amazonas para discutir as pesquisas feitas pela Embrapa Amazônia Ocidental, além dos atuais gargalos e potencialidades nas áreas de agricultura sustentável, piscicultura e extrativismo.
A Mesa Redonda foi solicitada pela deputada Rebecca após visitar a sede da Embrapa Amazônia Ocidental, onde teve acesso a dados e resultados de pesquisas sobre o potencial econômico do interior do Estado Amazonas. Na ocasião, surgiu a demanda de um debate público, com especialistas e representantes de órgãos relacionados ao assunto, na busca de soluções para os principais entraves burocráticos e limitações legais ao desenvolvimento do setor primário no Estado.
“É fundamental discutirmos uma alternativa para o interior do Amazonas, que crie um modelo econômico que seja um projeto de Estado. Além disso, que tire a dependência de 100% do modelo Zona Franca de Manaus. Tenho certeza que esse debate vai nos render bons frutos” acrescentou Rebecca Garcia.
O requerimento (nº153/2014), apresentado pela parlamentar amazonense solicitando a realização da Mesa Redonda, informa que “apesar do avanço tecnológico e dos recentes resultados de pesquisa que comprovam as potencialidades e o baixo impacto ambiental de atividades produtivas do setor primário, em especial nas áreas de várzea no estado do Amazonas, ainda persistem certo desconhecimento, preconceito e entraves burocráticos a este importante ramo da atividade econômica no Estado”.
O evento será realizado ainda esse mês, mas a confirmação da data ainda depende de resposta do cerimonial da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE/AM). Rebecca Garcia também solicitou apoio do presidente da Comissão de Finanças Públicas da ALE, o deputada estadual Adjuto Afonso (PP), para organizar o debate.