Começa hoje, às 9h30, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, o seminário regional para a América Latina e Caribe com o tema “O Planeta Terra em Nossas Mãos”. O evento, que só termina quinta-feira, faz parte do Ano Internacional do Planeta Terra, promovido pela Unesco.
O projeto do Ano Internacional do Planeta Terra - AIPT foi apresentado conjuntamente pela União Internacional de Ciências Geológicas – IUGS e a Organização para a Educação, Ciência e Cultura da ONU – Unesco, e proclamado pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em sua reunião de dezembro de 2005 em Nova York, para acontecer em 2008, mas com atividades a serem desenvolvidas desde janeiro de 2007 até dezembro de 2009, sob a coordenação-geral daquelas duas instituições, em colaboração com outras organizações e integrantes da ONU e sociedades e grupos científicos de todo o mundo. A Assembléia ainda encorajou todos os Estados Membros do sistema das Nações Unidas a utilizarem o ANO para intensificarem a divulgação da importância das Ciências da Terra para o desenvolvimento sustentado e, nesse sentido, promoverem ações de caráter local, nacional, regional e internacional.
A idéia é tornar o AIPT a maior iniciativa jamais vista para a promoção das Geociências junto à sociedade em geral, e aos políticos, governantes, formadores de opinião e jovens cientistas em particular, sob o lema "Ciências da Terra para a Sociedade".
São dez os temas prioritários para pesquisa e divulgação do ANO, escolhidos pela sua relevância social, multidisciplinaridade e potencial de divulgação, e foram selecionados por um grupo de eminentes cientistas internacionais. Todos esses temas chamam a atenção para os seus benefícios e riscos para humanidade, se não tiverem sustentabilidade.
O Ano Internacional do Planeta Terra pretende, assim, contribuir para a melhoria do dia-a-dia das populações, especialmente nos países menos desenvolvidos, promovendo, ademais, o potencial social dos geocientistas de todo o mundo.